O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, esteve em visita a Goiânia, nesta sexta-feira (28/7), para ouvir demandas do setor produtivo e de agentes públicos.
Ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB), Alckmin declarou que “Goiás está no centro” dos trabalhos para reindustrialização do país e que o estado é um dos que mais cresce no Brasil.
Alckmin em Goiânia
O encontro de Geraldo Alckmin com o setor produtivo goiano aconteceu no auditório principal da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e reuniu cerca de 700 empresários da indústria, comércio e agronegócio.
Segundo o vice-presidente, a reunião acontece no âmbito das discussões promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, que tem como objetivo debater a reindustrialização do Brasil. Goiás é o primeiro estado a sediar o encontro.
Ele destaca que esse processo não pode ser realizado sem a participação ativa dos representantes da indústria, agricultura e demais setores econômicos, sobretudo, de Goiás que é um dos estados que mais cresce no país.
Alckmin evidenciou os dados do Instituto Mauro Borges (IMB) que mostram um crescimento da economia goiana de 6,6%, em 2022.
“Goiás é um dos estados que mais cresce no Brasil. Então, é muito importante [começar por aqui]”, frisou Alckmin.
Além disso, o vice-presidente falou da nova política industrial brasileira que deve ser “exportadora, inovadora, verde e com transição energética”.
Em uma bricadeira com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que articulou sua vinda ao estado, Alckmin disse que “Goiás está no centro” de toda essa discussão sobre reindustrialização.
“Então, Goiás está no centro. Brinquei com Caiado e Kajuru, que aqui é a melhor esquina do Brasil. Agora com a [ferrovia] Norte-Sul e a FIOL [Ferrovia Oeste-Leste] tem uma logística maravilhosa”, ressaltou.
Reforma Tributária
Durante o encontro, Caiado fez um apelo ao vice-presidente por uma análise mais cuidadosa do texto da Reforma Tributária e ressaltou a necessidade de ampliar os debates sobre o assunto.
Alckmin afirmou que o assunto será objeto de mais conversas e debates. Ele destacou que o Senado desempenhará um papel fundamental nesse processo, ouvindo todas as partes interessadas antes de tomar a decisão final.
Segundo ele, o objetivo central da reforma é simplificar o sistema tributário, reduzir a judicialização e promover a desoneração da exportação e dos investimentos, buscando aprimorar o cenário econômico e fortalecer a competitividade do país.
Caiado solicita um gasoduto para Goiás
Com o objetivo de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado, Caiado solicitou o apoio do governo federal para a implementação de um gasoduto em Goiás.
Ele ressaltou a importância dessa iniciativa, destacando que é uma causa que ele vem defendendo há muito tempo, inclusive quando era senador, tendo aprovado um projeto nesse sentido, embora tenha sido vetado.
O governador enfatizou que a construção do gasoduto traria uma nova dinâmica para a região, proporcionando uma ferramenta para impulsionar as indústrias e a mineração, em Goiás.