A Receita Federal abriu nesta terça-feira (24/5) o primeiro lote de consultas referentes a restituição do Imposto de Renda de 2022, relativo ao ano-base 2021. Neste primeiro lote será pago a um total de 3,38 milhões de contribuintes. Já as restituições somam um montante de R$ 6,3 bilhões, que serão depositados no dia 31 de maio.
Além do primeiro lote de consultas deste ano, a receita liberou também as consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores. Ou seja, são as consultas aos contribuintes que caíram na malha fina e, posteriormente, acertaram as contas com a receita. Para consultar os lotes do imposto de renda, o contribuinte pode acessar a página da receita federal ou usar o aplicativo da mesma, disponível para tablets e smartphones.
Combustível: Estados decidem encerrar congelamento de ICMS de combustíveis
Assim como aconteceu em anos anteriores, o primeiro lote de restituições do imposto de renda é destinados aos contribuintes que possuem prioridade legal, sendo eles:
- idosos acima de 80 anos (226.934);
- contribuintes entre 60 e 79 anos (2.305.412);
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (149.016 );
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (702.607).
O primeiro lote do IR 2022 será pago no último dia do prazo de entrega do Imposto de renda, que foi estendido para o dia 31 de maio, em virtude a pandemia de Covid-19.
Saúde: Próximo ao fim da campanha, Saúde de Goiás alerta para vacinação contra gripe
Malha fina
Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá saber se existem pendências que impeçam o pagamento da restituição, popularmente conhecido como “cair na malha fina”. Para saber se está na malha fina, basta que o contribuinte acesso o extrato do IR no site da Receita Federal, na área do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para conseguir acessar o extrato, se faz necessário a utilização de um código de acesso gerado na própria pagina da receita, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Vale lembrar que as declarações que apresentem algum tipo de pendência só serão restituídas depois que as devidas correções forem feitas após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Imposto: IPVA: pagamento para placas com final 7 termina nesta quinta (9), em Goiás