O deputado Bruno Peixoto (UB), desde que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, tem implementado ações de gestão transparente e corte de gastos na Casa.
Uma das medidas anunciadas recentemente foi o cancelamento do contrato de locação de veículos, que resultará em uma economia de aproximadamente R$ 12 milhões nos próximos cinco anos.
Essas ações estão homologadas com a antecipação da implementação do programa Compliance, que teve início nesta segunda-feira (11/9). Em uma reunião com os diretores dos setores de Compras, Licitação e Contratos, Bruno enfatizou que essa medida visa garantir maior transparência, ética e integridade em todas as atividades de gestão.
Os critérios iniciais para a implementação do Compliance incluem o comprometimento da alta administração, o estabelecimento de políticas e procedimentos internos, bem como a realização de treinamentos, conscientização e capacitação.
“O programa é uma iniciativa essencial para promover a ética, a transparência e a integridade na gestão da Assembleia Legislativa de Goiás, que, uma vez implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição, bem como a concretização da sua missão, visão e valores” , explicou Bruno.
Na reunião, o presidente enfatizou o compromisso de gestão em “servir à população com um Poder Legislativo em sintonia com as reais demandas da comunidade”.
Programa Compliance
O programa Compliance Público, que será implantado na Alego, tem como base três pilares fundamentais: a transparência, a ética e a integridade. Ele foi instituído no Poder Executivo de Goiás pelo Decreto nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019.
O programa pode ser definido como um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a garantir a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, promovendo a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.