Goiás recebeu, neste domingo (2), mais de R$ 9 milhões da União para reforçar a segurança pública no estado. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PCdoB), esteve no Palácio das Esmeraldas ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para fazer o repasse.
Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado em março pelo presidente Lula, e executado pela União em regime de cooperação com estados, Distrito Federal e municípios, com objetivo de articular ações de segurança pública para prevenção, combate e repressão da criminalidade.
Reforço na segurança pública em Goiás
Em Goiás, com investimentos de R$ 7,8 milhões, 56 viaturas serão destinadas a delegacias da mulher e patrulhas Maria da Penha, para auxiliar no combate à violência contra a mulher.
Destas, 12 são do Pronasci; 22 descaracterizadas da inteligência; 22 do projeto de fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos e Projeto de padronização e equipagem das instituições de Segurança Pública.
Ainda foram entregues 40.560 munições; nove drones; 465 peças de uniformes e 1.644 equipamentos táticos diversos, kit da Força Nacional, 20 Pistolas Spark (arma de choque não letal) e 16 pistolas Beretta.
O programa também inclui, bolsa-formação para agentes de segurança, apoio às vítimas da criminalidade e o fomento às políticas de cidadania, com foco no trabalho e ensino formal e profissionalizante para presos e egressos.
“Isso dá um apoio a nossa polícia, que vai se ocupar diretamente do combate ao feminicídio, à violência contra as mulheres, de forma ainda mais eficiente”, comentou Caiado.
Índices de criminalidade
Dados do Observatório de Segurança Pública apontam que, em cinco anos, o índice de latrocínio em Goiás caiu 89,7%. A redução no roubo a transeuntes foi de 82,5% e, de veículos, de 91,2%.
De acordo com o ministro, as parcerias estabelecidas entre o Estado e o Governo Federal foram essenciais para a redução nos índices de criminalidade.
“Nós temos feitos operações e quero agradecer muito a polícia de Goiás, que tem participado de todas. Fizemos operações integradas contra pedofilia, contra exploração sexual de crianças e adolescentes, de combate à violência contra mulher, entre outras. Em todas, as polícias goianas participaram conosco”, ressaltou o ministro.