Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, advogado de Lula durante a Operação Lava Jato, é um dos nomes indicados para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
A cadeira surgiu com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. Esta é a primeira das duas escolhas que o presidente deve fazer até o fim do mandato.
Indicação
▪️ A indicação foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (1º), durante um evento no Itamary. Ele disse que Zanin “se transformará em um grande ministro”.
“Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar”.
▪️ Agora, Zanin passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Considerando as regras atuais para aposentadoria na Corte, Zanin poderá compor o quadro de ministros do Supremo até 2050.
Cristiano Zanin
▪️ Nascido em Piracicaba (SP), Cristiano Zanin Martins, advogado com formação em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especializado em processos estratégicos e decisivos, abrangendo casos empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
▪️ Ele atuou como advogado do presidente Lula durante os processos da Operação Lava-Jato, e sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
▪️ Juntamente com sua esposa, Zanin é um dos sócios fundadores do escritório Zanin Martins Advogados e cofundador do Instituto Lawfare. O objetivo deste instituto é produzir conteúdo científico e analisar casos emblemáticos relacionados ao fenômeno do direito, que envolvem o uso indevido e abusivo de leis para fins políticos e militares. Em 2019, Zanin também publicou o livro intitulado “Lawfare: uma introdução”.
▪️ O Instituto Lawfare foi estabelecido em 2017 após a constatação de que o direito está sendo empregado estrategicamente em vários países para alcançar objetivos ilegítimos de natureza geopolítica, política, comercial, financeira e militar.
▪️ Além de sua atuação como advogado, Zanin também possui experiência como professor de direito civil e direito processual civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).
- Entretenimento: Jorge & Mateus fazem show no aniversário de 34 anos de Senador Canedo; entrada franca