A Receita Federal liberou na manhã desta quarta-feira (24/8) um novo lote de consultas de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física. A nova consulta, que é referente ao quarto dos cinco lotes, é válido para contribuintes que declararam o IR até o fim de maio de 2022.
Vale lembrar que o lote também deve contemplar restituições de anos anteriores. Com a nova consulta, a Receita Federal deve depositar R$ 6 bilhões, voltados para 4.462.564 contribuintes, até o próximo dia 31 de agosto.
Do total de contribuintes que integram o quarto lote, R$ 265.909.045,61 serão pagos às pessoas com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 portadores de deficiência física, mental ou doença grave e 25.854 magistrados.
o residual do lote será para a restituição de 4.362.766 contribuintes, considerados como não prioritários, que enviaram as declarações de exercícios anteriores até o dia 30 de maio deste ano.
Como consultar
A consulta do lote do IR deve ser feita no site oficial da Receita Federal. Para ter acesso basta o contribuinte clicar no campo ‘Meu Imposto de Renda’ e depois em ‘Consultar Restituição’.
Vale lembrar que a consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.
Entretanto, a consulta através do site permite que o contribuinte verifique eventuais pendencias que impeçam o pagamento da restituição, tal como a inclusão na malha fina.
Em casos onde uma ou mais inconsistências sejam identificadas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar a liberação dos próximos lotes de consulta.
O calendário de restituição, composto por cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, prevê que o pagamento dos valores aconteçam sempre no último dia útil de cada mês.
Lembrando que a restituição será depositada na conta bancária informada no momento da Declaração de Imposto de Renda. Porém, se por algum motivo, o crédito dos valores não for realizado, estes ficarão disponíveis para resgate, no Banco do Brasil, pelo prazo de um ano.
Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida através do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).