O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal (DF), Adolpho Von Lohrmann (MDB), foi afastado do cargo por 45 dias pela Câmara de Vereadores do município. Além de afastar o gestor, a Casa ainda decretou estado de calamidade pública na cidade.
Segundo matéria publicada por um jornal local, a decisão foi tomada pelos parlamentares ao considerar que a cidade se encontra em uma situação caótica, ruas esburacadas, salários atrasados, além de outros problemas.
Com o afastamento do prefeito, o vice Aleandro Olívio Caldato (PROS), assumiu o posto na última terça-feira (7/5). Conforme os parlamentares, foi aberto o processo de cassação do atual gestor, que vai ser ouvido nesta quinta-feira (9/5) pelos vereadores.
Má gestão e problemas de saúde foram responsáveis pelo afastamento do gestor
No documento, os parlamentares afirmaram que o afastamento de Adolpho foi devido a má gestão no município. Os vereadores apontaram no documento má conservação das ruas e avenidas, salários atrasados dos servidores, e não quitar as dívidas com fornecedores da Prefeitura.
Conforme a publicação do periódico, além dessas irregularidades, os vereadores apontaram situação de abandono e ruas intransitáveis na cidade e sem iluminação pública. O decreto de afastamento do prefeito das funções por 45 dias traz ainda que escolas e unidades de saúde da cidade estão em situação precária, e que falta atendimento médico nos postos de saúde de Santo Antônio do Descoberto.
Os parlamentares ainda afirmaram que o prefeito passou por diversos problemas de saúde e por essa razão a administração tem sido precária. Com os problemas citados pelos vereadores, a Casa determinou só afastamento do gestor e decretou estado de calamidade pública administrativa.
O Dia Online tentou entrar em contato com o prefeito Adolpho afastado pela Câmara da cidade, mas até a publicação desta matéria os telefonemas não foram atendidos. O espaço fica aberto para que o mesmo possa se posicionar sobre o caso.