Na próxima quinta-feira (6/121), José Dirceu, ex-ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, lança o livro “Zé Dirceu – Memórias Volume 1”, em Goiânia. O também ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) cumpre pena em liberdade enquanto aguarda julgamento de recursos. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
O lançamento ocorrerá a partir das 18h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A capital goiana será a 21ª cidade onde Dirceu realiza debates e sessões de autógrafos. No dia 4 de dezembro, o livro será lançado em Palmas, no Tocantins.
A obra, que já ficou entre as mais vendidas no Brasil, tem 554 páginas e será vendida na Alego por R$ 59,90; a versão Ebook custa R$ 9,90.
Descrição do livro de José Dirceu
A autobiografia, que foi concluída quando o político estava preso, conta histórias que vão desde a infância em Passa Quatro, em Minas Gerais, até se tornar ministro-chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula. O segundo volume, que deve contar os episódios de Dirceu na cadeia, tem lançamento previsto para 2019.
Leia abaixo a descrição do livro na íntegra:
Muitos escreveram sobre José Dirceu, com mais erros do que acertos. Com tempo, na prisão, ele mesmo escreveu a fascinante história de sua vida. Os bastidores inéditos de sua militância estudantil nos anos 1960, o exílio e o treinamento para ser guerrilheiro em Cuba, a cirurgia plástica que mudou seu rosto, a vida clandestina no Brasil nos anos 1970, a volta à legalidade com a anistia, em 1979, e sua ascensão no Partido dos Trabalhadores, onde se tornou presidente e maior responsável pela eleição de Lula à presidência da República.
Pela primeira vez ele revela segredos dos bastidores da luta política dentro do PT e do próprio governo, onde foi chefe da Casa Civil e provável sucessor de Lula, até ser abatido pelas denúncias do chamado “Mensalão”. No primeiro volume de suas “Memórias” – outro virá, com novas revelações – ele expõe o que jamais foi dito sobre sua vida e sobre os principais líderes da política brasileira nos últimos 50 anos. Um livro imprescindível para se entender como foi a luta contra a ditadura miliar, a redemocratização, a derrubada do presidente Fernando Collor, a oposição aos governos de Fernando Henrique Cardoso, a eleição de Lula e Dilma e o atual momento político do país.
Condenações de José Dirceu
No última quarta-feira (28/11), o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) manteve a pena de José Dirceu em oito anos, dez meses e 28 dias de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em ação penal no âmbito da Operação Lava Jato.
O petista já está condenado em outra ação penal da Lava Jato a 30 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. Ele chegou a ser preso, mas foi solto após decisão da segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada a partir de um habeas corpus protocolado pela defesa.