A deputada federal Silvye Alves (União Brasil-GO) utilizou suas redes sociais, nesta quinta-feira (18), para pedir desculpas públicas aos eleitores depois de votar a favor da chamada PEC da Blindagem.
A proposta amplia a imunidade parlamentar e limita a atuação do Judiciário em casos envolvendo deputados e senadores.
No vídeo, Silvye classificou sua decisão como um “erro gravíssimo” e afirmou ter cedido à pressão durante a votação. A deputada foi eleita em 2022 como a mais votada de Goiás.
“Eu cometi um erro contra tudo aquilo que eu defendo e acredito. Cedi à pressão e não tive força naquele momento para fazer o correto”, declarou.
A parlamentar relatou que recebeu ligações de figuras influentes no Congresso, que a alertaram sobre possíveis retaliações caso mantivesse o voto contrário à proposta. “Fiquei com medo e acabei mudando meu voto”, disse.
Além do pedido de desculpas, Silvye anunciou que vai deixar o União Brasil. A saída formal deve ocorrer durante a próxima janela partidária, prevista para 2026.
Ver essa foto no Instagram
Também nesta quinta-feira (18), o governador de Goiás e apoiador de Silvye Alves durante as eleições, Ronaldo Caiado, também falou sobre a PEC, que definiu como “convite para o crime organizado”.
PEC da Blindagem
A PEC da Blindagem, aprovada nesta semana em dois turnos, restringe decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e impede que parlamentares sejam presos ou afastados sem autorização do Congresso.
Entre os 17 deputados federais de Goiás, 14 votaram a favor da proposta e apenas três se posicionaram contra.

Política:
- Câmara aprova PEC da Blindagem com voto secreto e extensão a deputados locais
- PEC da Blindagem: saiba como votou cada deputado de Goiás