No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados
No Result
Ver todos os resultados

“Segue à risca Hugo Chávez”, diz Caiado sobre Lula após tarifaço de Trump 

Por Dinake Nubia
Publicado em 10/07/2025 às 17:06
"Segue à risca Hugo Chávez", diz Caiado sobre Lula após tarifaço de Trump 

Foto: Governo de Goiás/ Divulgação

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Pinterest

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o tarifaço ao Brasil anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nas redes sociais, Caiado culpou o governo federal pela medida adotada pelos Estados Unidos e disse que ele “segue à risca Hugo Chávez” (presidente da Venezuela entre 1999 e 2013).

Leia também

Alego aprova decreto que estende estado de calamidade pública em Goiânia

Alego aprova decreto que estende estado de calamidade pública em Goiânia

Senado aprova aumento no número de deputados; Goiás terá novas vagas

Senado aprova aumento no número de deputados; Goiás terá novas vagas

De acordo com o governador, Lula “não está fazendo nada fora do script” e está saindo “em ataque ao presidente dos Estados Unidos”.

Caiado ainda ressaltou que o presidente está com guerra declarada contra o Congresso Nacional e tenta deflagrar uma luta de classes.

Ronaldo Caiado critica Bolsonaro
Ronaldo Caiado. Foto: Hegon Corrêa

Veja o íntegra do posicionamento de Ronaldo Caiado

“O presidente Lula não está fazendo nada fora do script. Pelo contrário, segue à risca o que Hugo Chávez fez na Venezuela, ao afrontar gratuitamente o governo americano.

Lá, ao sofrer represálias como as aplicadas agora ao governo brasileiro, Chávez ressuscitou Bolívar e conclamou o enfrentamento aos americanos em nome da soberania e veja o que aconteceu àquele país.

Aqui, o Lula, de caso pensado, declara uma guerra contra o Congresso Nacional, tenta deflagrar uma luta de classes entre ricos e pobres (depois de ter assaltado os aposentados) e sai em ataque ao presidente dos Estados Unidos, país que sempre foi nosso aliado.

Com as medidas tomadas pelo governo americano, Lula e sua entourage tentam vender a tese da invasão da soberania do Brasil. Mas Lula não representa o sentimento patriótico do nosso povo, e muito menos tem credenciais para defender a soberania brasileira. Lula já se ajoelhou ao narcotráfico e quer de toda maneira se aliar aos países que são verdadeiras tiranias sustentadas pelo ódio, a corrupção e o terrorismo.

O que nos cabe fazer diante da gravidade do momento seria a criação de uma Comissão de Parlamentares, da Câmara e do Senado, com a missão de abrir diálogo com o governo americano. E esclarecer ao povo dos Estados Unidos que não confundam declarações do Lula com o pensamento do povo brasileiro.”

  • Economia: Preço da cesta básica cai em Goiânia; veja quais produtos ficaram mais baratos
Lula é submetido a cirurgia de emergência após hemorragia intracraniana
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Ricardo Stucker/ PT

Tarifaço de Trump

O governo norte-americano enviou uma carta ao presidente Lula na noite desta quarta-feira (9), anunciando uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Ao justificar a medida, o presidente dos Estados Unidos citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e considerou o julgamento dele “uma vergonha internacional”.

Na carta, Trump afirmou que a decisão de aumentar a taxa foi tomada “devido aos ataques insidiosos do Brasil contra as eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos.

Confira a íntegra da carta:

9 de julho de 2025
Sua Excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília

Prezado Sr. Presidente:

Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta.

Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco.

Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.

Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!

Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.

Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.

Muito obrigado por sua atenção a este assunto!

Com os melhores votos, sou,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

  • Estelionato: Justiça bloqueia R$ 500 mil de grupo suspeito de dar golpe com móveis planejados em Goiás 

 

Tags: aumentogovernador de goiáslularonaldo caiadotarifaçotaxastrump

Notícias relacionadas

Prefeito de Goiânia recebe alta após tratamento de dengue e gastroenterite

Prefeito de Goiânia recebe alta após tratamento de dengue e gastroenterite

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), recebeu alta médica no início da tarde desta terça-feira (17), após...

Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, é diagnosticado com dengue

Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, é diagnosticado com dengue

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), foi diagnosticado com dengue nesta segunda-feira (16). De acordo com a...

Siga o Portal Dia nas redes sociais

Sobre o Dia

  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Editorias

  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Mercado de Trabalho
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Trânsito
  • Uncategorized
  • Anuncie no Dia Online
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao vivo

Redes Sociais

© 2024 - Todos os direitos reservados.

Segurança e Privacidade

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.

No Result
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Cidades
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Esportes
    • Educação
    • Gastronomia
    • Mercado de Trabalho
    • Mundo
    • Política
  • DiaPlay
  • Anuncie
  • Contato

© 2022 Todos os direitos reservados.