A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, integra uma delegação brasileira que participa desde o dia 9 de junho de um curso de capacitação internacional em Israel.
O programa, promovido pela Agência Israelense de Cooperação para o Desenvolvimento (MASHAV) em parceria com o Instituto Internacional de Lideranças (Histadrut), é voltado à elaboração de projetos municipais nas áreas de segurança pública e desenvolvimento urbano.
Delegação brasileira em Israel

O curso, sediado na cidade universitária de Beit Berl, nas proximidades de Tel Aviv, reúne 18 representantes de administrações municipais brasileiras, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários, além de autoridades de outros países da América Latina, como Guatemala, Argentina, Uruguai, Paraguai, Panamá e Colômbia.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a participação da vice-prefeita não gera custos para os cofres públicos, uma vez que as despesas da missão são custeadas pelo governo israelense, porém, a programação do curso foi impactada pela escalada de tensões entre Israel e Irã, que culminou em ataques aéreos registrados na sexta-feira (13).
Em momentos de instabilidade, os participantes foram orientados a se abrigar em estruturas subterrâneas.
A vice-prefeita permanece em segurança no alojamento destinado aos participantes e aguarda a reabertura do espaço aéreo para retornar ao Brasil.
A prefeitura informou que mantém contato com o Itamaraty e as autoridades responsáveis pelo suporte à delegação brasileira. Ao fim da capacitação, as experiências vivenciadas pela vice-prefeita devem ser compartilhadas com equipes técnicas da administração municipal.