O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), falou nesta quarta-feira (14), em entrevista ao Estúdio I, da GloboNews, sobre conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Caso vença a eleição presidencial em 2026, Caiado disse que dará anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 e aos réus no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe após as eleições gerais em 2022.
O perdão aos envolvidos nos crimes é uma das bandeiras defendidas pela extrema-direita no Congresso Nacional.
Segundo o político, o objetivo é “resolver o assunto” e discutir outros pontos, como o “crescimento e pacificação do país”.
“Ronaldo Caiado presidente da República vou anistiar e começar uma nova história no Brasil […] No meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do país”, afirmou.
Atualmente, Bolsonaro está inelegível por oito anos, até 2030, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O governador de Goiás também afirmou ter sido o primeiro apoiador do ex-presidente a falar sobre anistia. Ele defendeu que é preciso “sair desse debate”, pois “são dois anos e sete meses que estão falando disso”.

Ronaldo Caiado e a Presidência da República
O político lançou sua pré-candidatura à presidência em abril deste ano, em Salvador, na Bahia. Caso siga com os planos, esta será a segunda disputa presidencial do político.
Confiante para as eleições em 2026, Caiado também destacou que tem um trunfo a seu favor, pois integra o maior partido do Brasil, além de ter toda sua trajetória política.
“Hoje eu sou do maior partido do país, tenho experiência de cinco mandatos de deputado federal e sou consagrado por ser o governador mais bem avaliado no país nos últimos três anos. Mais do que nunca me sinto credenciado a ir para o debate, com toda a humildade”, afirmou.

*Com informações do G1