Após o anúncio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que autoriza o aumento de 2,91% no valor das passagens de ônibus no Entorno, Goiás e Distrito entraram em um acordo para subsidiar a tarifa.
A medida foi discutida nesta quinta-feira (20/2), no Palácio do Buriti, em Brasília, em reunião entre o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e prefeitos da região.
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No encontro, foi discutida a criação de um consórcio interfederativo para evitar que o aumento seja repassado à população. Com isso, Goiás e DF vão subsidiar com recursos próprios os valores cobrados.
A proposta de Goiás é de que cada ente arque igualmente com parte do custeio do benefício. A previsão é que os entes federativos financiem cerca de R$ 67 milhões por ano, na tentativa de reduzir o valor médio da passagem para R$ 8. A proposta de subsídio, porém, ainda depende de negociação com a ANTT.
O modelo de consórcio já é adotado na Região Metropolitana de Goiânia, que viabilizou a manutenção da tarifa congelada em R$ 4,30 nos últimos seis anos.
Ações para conter o aumento da tarifa do transporte coletivo no Entorno
Desde 2023, o Governo de Goiás defende a criação de um consórcio interfederativo no Entorno do DF, com o subsídio tarifário mantido em parceria com a União e o governo do Distrito Federal (GDF).
Em 2022, diante de um reajuste de 26%, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o aumento da passagem. Em 2023, o governador Ronaldo Caiado foi até o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para suspender mais um reajuste da tarifa.
Agora, a proposta avança para a etapa de modelagem do consórcio, com a definição de responsabilidades entre os entes envolvidos. Conforme a secretária do Estado de Goiás no Entorno do DF, Caroline Fleury, Goiás e o Distrito Federal dividirão o custeio da operação, enquanto a União investirá na infraestrutura.
Nesta quinta-feira (20), Ibaneis reforçou a necessidade de uma solução definitiva para o problema.
“É fundamental resolver de vez essa questão das tarifas do Entorno. Muitos trabalhadores dependem desse serviço, e esse custo elevado impacta tanto o Distrito Federal quanto os órgãos públicos federais, que empregam essa mão de obra”, destacou.
O governo de Goiás segue pressionando a ANTT para frear os sucessivos reajustes, que somente no último ano, já somam mais de 9%”, segundo Daniel Vilela.
“Vamos trabalhar para operacionalizar esse consórcio o mais rápido possível e garantir a redução da tarifa e a melhoria do serviço”, enfatizou.
