Uma nova pesquisa da Genial/Quaest que foi divulgada nesta segunda-feira (3) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o favorito para a eleição presidencial de 2026.
De acordo com a pesquisa, Lula lidera as intenções de voto nos cenários testados e venceria seus adversários do campo da direita no segundo turno.
Lula lidera presidência para 2026
Em um dos cenários com maior número de candidatos, o presidente alcança 30%. Em seguida, aparecem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%, o cantor Gusttavo Lima, que manifestou intenção de disputar a presidência com 12%, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), com 11%.
Além disso, Ciro Gomes (PDT) tem 9%, superando os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), que ficam com 5% e 3%, respectivamente.
A pesquisa ouviu ao todo 4,5 mil eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.
Em um cenário que substitui Tarcísio pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), Lula aparece com 28% das intenções de voto. Por sua vez, Gusttavo Lima e Pablo Marçal marcam 12% cada, enquanto o filho de Bolsonaro soma 11%.
- Cidades: Policial penal é preso suspeito de fornecer arma utilizada no homicídio de advogado em Goiás
Já se comparado sem a presença de Eduardo e Tarcísio, as intenções de voto registram que Lula alcança 32%, seguido por Marçal com 14%, Gusttavo Lima com 13% e Ciro com 12%. Zema com 5% e Caiado, 3%.
A pesquisa ainda questionou os participantes de forma espontânea, sem apresentar opções de candidatos. Nesse contexto, 78% dos entrevistados se declararam indecisos.
Outros 9% mencionaram Lula, enquanto 9% indicaram o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não pode disputar as eleições. O cantor Gusttavo Lima foi citado por 1%, e 1% mencionou outros nomes. Já 2% afirmaram que votarão em branco, nulo ou não pretendem participar da eleição.