Foi divulgado nesta quinta-feira (19) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
Em Goiás, haverá mudanças no dia de vencimento do parcelamento e desconto maior para quem optar pelo pagamento em parcela única.
De acordo com a Secretaria da Economia, os motoristas terão desconto de 8% caso façam o pagamento em parcela única em 15 de janeiro de 2025. Em 2024 o desconto foi de 7%.
Além disso, também ficou estabelecido o dia 15 como data para receber as parcelas dos motoristas que optarem pelo parcelamento. O calendário começa em janeiro e se estende até outubro.
Para as placas com finais 1 e 2 será permitido o pagamento do IPVA em nove parcelas. Já para placas de finais 3 a 0 serão dez parcelas.
A distinção ocorre por que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos no País para os veículos com finais 1 e 2.
Conforme a Secretaria da Economia, a cobrança do IPVA dos veículos usados é baseada na Tabela FIPE, que teve redução média de preços de – 0,35%. Já camionetas e utilitários terão redução média de 3,38%, automóveis 1,76%. Para os caminhões haverá reajuste de 3,81%.
Isenção do IPVA 2025
De acordo coma a Secretaria da Economia, há isenção do IPVA para Pessoa com Deficiência (PCD). Em Goiás, são cerca de 12 mil pessoas.
Além disso, veículos com mais de 15 anos não pagam, ou seja, cerca de 2,5 milhões de veículos no estado estão isentos. Também existe redução do imposto à metade para carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc).
Nota Fiscal Goiana
A partir de 2025, o Programa Nota Fiscal Goiana exigirá a consulta ao Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) antes de liberar prêmios aos participantes sorteados.
Aqueles que estiverem inscritos no Cadin serão notificados por e-mail, utilizando o endereço cadastrado no programa, e terão um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Caso não cumpram o prazo, perderão o direito à premiação. Os sorteios continuarão sendo realizados mensalmente.
Além disso, a ausência de registro no Cadin Estadual será uma condição indispensável para motoristas de Goiás obterem o desconto no IPVA oferecido pelo programa. O benefício, calculado com base nas notas fiscais emitidas no ano anterior e vinculadas ao CPF do contribuinte, pode variar entre 5% e 10%.