O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda-feira (25) e será feito de forma escalonada até o dia 2 de dezembro.
O programa é voltado para alunos do ensino médio da rede pública e tem como objetivo combater a evasão escolar, além de promover a permanência dos estudantes nas escolas e a conclusão do ensino médio.
Estimativas apontam que a parcela será destinada a estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a 3,7 milhões de alunos do ensino médio regular, dos quais 1 milhão foi incluído no programa em agosto.
Pagamento do Pé-de-Meia
Para participar do Pé-de-Meia o aluno deve ser integrante de uma família inscrita no CadÚnico e ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo. Além disso, é preciso ter frequência mínima de 80% nas aulas do ensino médio.
Veja o cronograma de pagamento:
- janeiro e fevereiro: 25 de novembro;
- março e abril: 26 de novembro;
- maio e junho: 27 de novembro;
- julho e agosto: 28 de novembro;
- setembro e outubro: 29 de novembro;
- novembro e dezembro: 2 de dezembro.
Para consultar os depósitos o estudante deve acessar o aplicativo Jornada do Estudante, no Ministério da Educação. Já a movimentação dos valores pode ser feita pelo Caixa Tem.
Jovens e adultos
O pagamento aos estudantes do ensino médio da EJA contemplados no programa Pé-de-Meia começou em agosto, beneficiando aqueles que atendem aos critérios definidos pelo governo federal.
Para os estudantes da EJA, o programa oferece um incentivo inicial de R$ 200 mediante comprovação de matrícula, além de R$ 225 mensais pela frequência escolar. Os participantes precisam ter entre 19 e 24 anos.
A parcela relativa ao incentivo-frequência é paga em até quatro vezes por semestre cursado, enquanto o incentivo-conclusão pode ser dividido em até três parcelas, dependendo da aprovação parcial para certificação do ensino médio ao final de cada período letivo.
Os estudantes que ingressaram no Pé-de-Meia a partir de setembro não terão direito às parcelas retroativas.
*As informações são da Agência Brasil