A Black Friday é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros, pois é um dos maiores eventos do calendário varejista, oferecendo diversos descontos.
Neste ano, a Black é 29 de novembro porém o comércio se antecipou e está realizando promoções durante todo o mês de novembro.
Black Friday
Conforme um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), somente em Goiânia e no período da Black deve ser movimentado R$ 250 milhões, já que 64% das pessoas entrevistadas pretendem aproveitar as ofertas.
Pensando nisso, o Procon Goiás disponibilizou algumas dicas para o consumidor aproveitar descontos sem cair em golpes.
Conforme o superintendente do órgão, Marco Palmerston, para evitar falsas promoções é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços.
Com base no órgão, uma dica é uma fazer uma lista do que realmente pretende comprar e estipular um orçamento, pois é comum que estabelecimentos ofertem preços diferentes entre lojas físicas e online.
“Essa variação é justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor”, destaca o superintendente.
Além disso, o Procon ainda monitora os preços para evitar a prática conhecida como “metade do dobro”, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, enganando a população.
Uma vantagem em favor do consumidor é a Lei Estadual 19.607/2017, que obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses.
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Dica para pagamento seguro
Em relação ao pagamento, quando optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ.
Portanto, o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras on-line.
No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações de 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e, 90 dias, para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço.
Outra orientação do órgão é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.