A conta de luz dos consumidores em Goiás ficará mais cara a partir da próxima terça-feira (22). Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento até 5,04%.
De acordo com a Aneel, o reajuste tarifário é anual e previsto nos contratos de concessão. A empresa atende cerca de 3,41 milhões de unidades consumidoras 243 municípios do estado de Goiás.
Aumento na conta de luz
O reajuste tarifário para consumidores residenciais é de 5,04%. Já para clientes de baixa tensão é de 5,02%. Os consumidores de alta tensão sentirão menos o reajuste, pois o percentual é de 2,23%. O grupo é composto por grandes indústrias e comércios.
Segundo a Aneel, o efeito médio para o consumidor é de 4,33%. A agência ainda informou que, nos cálculos que definiram o aumento, houve impacto nos custos com aquisição e distribuição de energia.
Em nota, a Equatorial Goiás afirmou que a “Aneel é responsável por analisar e determinar o reajuste tarifário das distribuidoras de energia, a concessionária apenas cumpre.”
Indicadores
Dados da Aneel apontam que, em 2023, a Equatorial Goiás foi considerada a pior distribuidora de energia elétrica de grande porte do país, ocupando a última posição (29º).
O ranking dos resultados do desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023 foi divulgado em março deste ano.
Considerando o ranking de 2022, a concessionária caiu duas posições, pois estava na 27ª colocação.
Conforme a agência federal, os goianos passaram, em média, 21,96 horas sem energia elétrica ao longo do ano passado, com frequência média de 10,94 interrupções.