Contrariando as previsões de diversos institutos de pesquisa, que apontavam para uma possível definição já no primeiro turno, Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira (PODEMOS) disputarão o segundo turno para a Prefeitura de Palmas.
Esta é a primeira vez que a capital tocantinense disputa o segundo turno das eleições municipais. O pleito acontece no dia 27 de outubro.
Com 97,14% das urnas apuradas, Janad Vaccari alcançou 39,21% dos votos válidos, enquanto Eduardo Siqueira somou 33,29%.
Eduardo e Janad disputarão o segundo turno em Palmas
Durante a campanha, Janad Valcari liderou as pesquisas com uma margem considerável sobre o segundo colocado, o que indicava uma vitória iminente.
No entanto, Eduardo Siqueira Campos, que já foi o primeiro prefeito da capital eleito pelo voto direto, conseguiu uma reação surpreendente, avançando para o segundo turno apesar da limitada divulgação no rádio e na TV.
Formado em Pedagogia e empresário no ramo de Comunicação, Eduardo Siqueira já exerceu o cargo de executivo municipal entre 1993 e 1996. Além disso, foi deputado estadual de 2015 a 2022, deputado federal entre 1989 e 1995 e senador pelo Tocantins de 1999 a 2007.
Por outro lado, Janad Valcari começou sua trajetória política como vereadora e atualmente é deputada estadual. Esta será a primeira vez que as eleições municipais de Palmas contarão com um segundo turno, com um eleitorado de 209.524.
Além de Eduardo Siqueira e Janad Valcari, outros dois candidatos participaram da disputa. Junior Geo (PSDB), apoiado pela atual prefeita Cinthia Ribeiro, e Lucia Viana, filiada ao PSOL, que já se candidatou a vereadora, vice-prefeita, deputada federal e senadora.
Operação de Segurança nas Eleições
No Tocantins, as forças de segurança atuaram de forma integrada em todos os 139 municípios. A coordenação da operação ficou a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO).
A iniciativa envolveu as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, o Corpo de Bombeiros Militar, o 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).