Em oito municípios do Tocantins o cargo de prefeito é disputado por apenas um candidato, que pode ser eleito com apenas um voto.
As cidades são: Abreulândia, Crixás do Tocantins, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Dentre esses concorrentes, seis buscam a reeleição.
De acordo com a legislação eleitoral, o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluindo os votos em branco e nulos, será considerado eleito. Portanto, mesmo com uma única candidatura, um concorrente pode ser escolhido, mesmo que a maior parte dos votos sejam brancos ou nulos.
Para municípios com menos de 200 mil habitantes, a maioria simples dos votos é suficiente para determinar o vencedor, e não há previsão de segundo turno. Atualmente, não existe legislação específica que aborde casos com apenas um candidato ao cargo de prefeito.
O eleitorado tocantinense conta com 1.171.342 eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro, sendo 591.881 mulheres (50,53%) e 579.461 homens (49,47%).
Prefeitos podem ser eleitos com apenas um voto no Tocantins
Confira os detalhes dos candidatos em cada município:
▪️Abreulândia: População de 2.546 habitantes, candidato a prefeito: Manuel Moura (PT), 47 anos.
▪️Chapada de Areia: População de 1.600 habitantes, candidato a prefeito: Adauto Mendes (Republicanos).
▪️Goianorte: População de 5.130 habitantes, candidata a prefeita: Maria de Jesus Amaro (Republicanos), 50 anos.
▪️Santa Maria do Tocantins: População de 2.386 habitantes, candidato a prefeito: Luciano Pereira (PDT), 42 anos.
▪️Santa Rita do Tocantins: População de 3.486 habitantes, candidato a prefeito: Leonardo Noleto (Republicanos), 34 anos.
▪️Sucupira: População de 1.986 habitantes, candidato a prefeito: Valdivino Milhomem (Republicanos), 49 anos.
▪️Tupirama: População de 1.909 habitantes, candidato a prefeito: Ormando Brito (Republicanos), 61 anos.
▪️Tupiratins: População de 1.874 habitantes, candidata a prefeita: Filomena Coelho (União Brasil), 53 anos.
Conforme Adelson Ramos, chefe da Seção de Processamento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), a presença de apenas um candidato em algumas cidades reflete a falta de representatividade.
Ramos destaca a peculiaridade de que apenas um voto é suficiente para que um candidato seja eleito, e que a maioria dos municípios envolvidos têm menos de 5 mil habitantes. Essa situação não é exclusiva do Tocantins, pois ocorre em outras regiões do Brasil, totalizando 214 municípios.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de 15.441 candidatos a prefeito em todo o país, 214 são candidaturas únicas. Esse número representa 4% dos municípios brasileiros e é o dobro da quantidade registrada em 2020, quando houve 107 municípios com um único candidato a prefeito apesar de um número total maior de candidaturas na eleição anterior, com 19.379 postulantes.
Proporcionalmente e em números absolutos, o pleito de 2024 registra a maior quantidade de candidaturas únicas no século. Esta eleição também é a segunda com menos candidatos a prefeito desde 2000, quando 15.155 pessoas se candidataram.
A maior parte das candidaturas únicas está concentrada no Rio Grande do Sul, onde 43 dos 497 municípios (cerca de 9% do total) têm apenas um candidato. Minas Gerais e São Paulo seguem na lista, com 41 e 26 candidaturas únicas, respectivamente.