O debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado na noite deste domingo (15) pela TV Cultura, foi interrompido após um episódio de violência.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) foi expulso após agredir o coach Pablo Marçal com uma cadeirada após ser provocado durante o quarto bloco do programa. (Assista abaixo)
Entenda o caso
O clima começou a esquentar depois que Marçal provocou Datena ao relembrar uma acusação de assédio sexual contra o apresentador.
“Os playboys da cidade de São Paulo não sabem o que eu vou falar agora, mas quem é da quebrada sabe. ‘Homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente’ — disse, citando uma música dos Racionais MC’s. — Tem alguém aqui que é ‘jack’ (gíria para estuprador). É alguém que responde por assédio sexual.”
Datena negou e afirmou que nunca foi formalmente investigado, além de ter sido uma retratação pública da pessoa que o acusou.
“A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório, pediu desculpas para mim e para minha família.”, declarou.
A tensão se acumulou ao longo do debate e chegou ao ápice após Marçal questionar quando Datena abandonaria a disputa pela Prefeitura de São Paulo, provocando-o novamente.
“O Brasil quer saber, São Paulo quer saber [quando ele iria desistir]. Você é um ‘arregão’. Atravessou o debate esses dias para me dar um tapa, que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso”.
Nesse momento, Datena pegou uma cadeira e se dirigiu até Marçal, quando o agrediu. Rapidamente, o mediador, Leão Serva, chamou os comerciais.
Ver essa foto no Instagram
Na volta do programa, o mediador anunciou que Datena foi expulso por infringir as regras. Marçal também deixou os estúdios para buscar ajuda médica.
Em nota, a assessoria de Pablo Marçal disse que ele “está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”, e que espera que medidas judiciais sejam tomadas.
Após saída do debate, Datena declarou em breve entrevista que foi uma “reação humana que não pode conter”, mas que deveria ter apenas “saído do debate” após as acusações de Marçal. Entretanto, ainda declarou que o influenciador “mereceu o que aconteceu”.
“Eu achei que devia uma satisfação a minha ela (minha sogra) por ter sido acusado por um canalha desses que não tem medo. Eu simplesmente não me aguentei e minha sogra é uma segunda mãe, eu acho que esse cara merecia uma verdade, uma reprimenda, não sei se desse jeito… mas alguma coisa parecida. Ele é um covarde e mereceu o que aconteceu”, disse.
Já a TV Cultura lamentou o ocorrido e disse que tomou as providências necessárias.
“A emissora reitera que, após a agressão, todas as providências foram tomadas, de acordo com as regras estabelecidas previamente – por escrito, entre a Cultura e as campanhas de todos os candidatos presentes -, incluindo a expulsão do candidato José Luiz Datena.”