A disputa pela Prefeitura de Goiânia segue acirrada e uma pesquisa aponta que três candidatos estão empatados na liderança: a deputada federal Adriana Accorsi (PT), o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o empresário Sandro Mabel (União Brasil).
Accorsi aparece à frente, com 22% das intenções de voto. Já Vanderlan e Mabel, aparecem em seguida, com 19%. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário indica empate técnico na primeira colocação.
Na sequência estão os candidatos Fred Rodrigues (PL), com 9% e Matheus Ribeiro (PSDB), com 6%. O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), segue na penúltima colocação, com 4% das intenções de voto, à frente apenas do Professor Pantaleão (UP), que tem 2%.
A pesquisa estimulada também apontou que o número de indecisos é de 11% e o grupo que votaria branco, nulo ou não votaria, soma 8%.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia
Espontânea
O levantamento também considerou o cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Neste caso, 71% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
- Adriana Accorsi (PT): 9%
- Sandro Mabel (União Brasil): 6%
- Fred Rodrigues (PL): 5%
- Vanderlan Cardoso (PSD): 4%
- Rogério Cruz (Solidariedade): 2%
- Matheus Ribeiro (PSDB): 1%
- Professor Pantaleão (UP): 0%
- Indecisos: 71%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 2%
Rejeição
A pesquisa ainda apurou a rejeição dos prefeitáveis na capital. O atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), lidera a lista com 41% de rejeição, indicando uma considerável insatisfação entre os eleitores. Logo atrás, Adriana Accorsi (PT) registra 38% de rejeição.
Vanderlan Cardoso (PSD) aparece com 35% de rejeição, o Professor Pantaleão (UP) tem 32%, e Sandro Mabel (União Brasil) com 31% de rejeição.
Por outro lado, Matheus Ribeiro (PSDB), um dos candidatos mais jovens, apresenta 22% de rejeição, e Fred Rodrigues (PL) possui a menor taxa de rejeição entre os principais candidatos, com 18%.
Influência política na disputa por Goiânia
Os dados da pesquisa ainda revelaram que 29% dos eleitores afirmaram que votariam em um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo sem conhecer o nome.
Outros 15% dos entrevistados disseram que fariam o mesmo para um candidato indicado pelo presidente Lula. Já o governador Ronaldo Caiado teria o apoio de 38% dos eleitores.
Por outro lado, 47% dos eleitores disseram que gostariam de ter um prefeito “independente”, 31%, que o prefeito eleito fosse aliado de Bolsonaro; e 16% queriam que fosse aliado de Lula.
Pesquisa Quaest/ TV Anhanguera
A pesquisa Quaest/ TV Anhanguera foi divulgada na noite desta terça-feira (3). Ela foi realizada presencialmente entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, com 900 pessoas de 16 anos ou mais, em Goiânia.
A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. Ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-00762/2024.