As eleições de 2024 prometem ser um marco na história política de Goiânia, com um cenário altamente acirrado.
Com candidatos fortes e propostas distintas, a corrida eleitoral está a todo vapor, com questões que afetam diretamente os cidadãos goianienses.
Neste ambiente competitivo, vamos explorar os principais candidatos e suas propostas para a capital goiana.
Tudo sobre Rogério Cruz
- Nome: Rogério Oliveira da Cruz (Solidariedade)
- Nascimento: 01 de setembro1966 (57 anos)
- Naturalidade: Duque de Caxias – Rio de Janeiro
- Profissão: Radialista e pastor
- Formação: Gestão Pública
- Base eleitoral: Goiânia
- Coligação: Solidariedade ( PDT, PRTB e Mobiliza).
Histórico
◼️ Antigo Republicanos e atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz assumiu o cargo em 2021 após a morte do então prefeito Maguito Vilela.
◼️ Em 2010, Cruz mudou-se para Goiânia, onde desenvolveu carreira política. Eleito vereador em 2012 e 2016, Rogério esteve entre os cinco nomes mais votados da cidade.
◼️ Em seu mandato foi presidente da Comissão das Pessoas Portadoras de Deficiência e Necessidades Especiais (PPDNE).
◼️ Em 2024, decidiu se reeleger a prefeito de Goiânia e, com a ausência de apoio do seu próprio partido, acabou por ser oficializado candidato do Solidariedade.
Principais propostas
Infraestrutura
◼️ O candidato à reeleição ao Paço Municipal pretende restaurar 2 mil km de pavimento, que somados aos 1.300 km realizados na gestão atual, totalizarão cerca de 50% da malha da cidade com pavimento novo.
Ele ainda destaca que irá investir na pavimentação dos bairros de Goiânia que ainda possuem vias não pavimentadas. Ao todo, são 18 bairros sem pavimentação, totalizando 155 km de vias e cerca de 550 mil m².
Além disso, tem o objetivo de realizar obras em todos os pontos de alagamento mapeados pelo Diretor de Drenagem Urbana (PDDU). Por meio das indicações de soluções que constam no plano de drenagem, os locais receberão investimentos, com o intuito de levar segurança e qualidade de vida para a população.
◼️ Meio ambiente
Na área de infraestrutura e reciclagem, Rogério alega que irá criar centros Distritais de Reciclagem; Polos Regionais com intuito de criar hubs logísticos para otimizar a distribuição de resíduos recicláveis e a Coleta Seletiva Automatizada, para expandir a coleta com lixeiras inteligentes, além de novos caminhões.
O atual prefeito ainda mencionou em seu plano de governo, a criação do “Projeto Verde Goiânia”, que visa a promover a sustentabilidade urbana através da educação ambiental e arborização.
◼️ Educação
Na educação, Rogério planeja adequar a estrutura das unidades educacionais aos critérios de acessibilidade universal.
Lançar um programa abrangente para a modernização, ampliação e reforma das instalações das unidades educacionais existentes, tornando-as adequadas às demandas do século 21 e possibilitando melhoria para o ambiente de aprendizagem.
Criar unidade nos moldes do Ministério da Educação em tempo integral (CMEI e escola) que contemple espaços e ambientes adequados ao pleno desenvolvimento das crianças e estudantes por meio da arte, cultura, lazer, esporte e educação bilíngue.
◼️ Saúde
Com o Programa Zera Espera, o candidato tem com objetivo eeduzir o tempo de espera para consultas em especialidades médicas essenciais, como oftalmologia, ortopedia, dermatologia, angiologia,
cardiologia e neurologia. Além das terapias continuadas nas especialidades multiprofissionais, como psicologia, nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia.
O programa ainda visa aumentar a cobertura da atenção primária em saúde noMunicípio, de 59,6% para 70%, com a ampliação de 193 para 228.
Construir novas unidades de saúde da família nas regiões mais vulneráveis de Goiânia. Implementar o Projeto Vacin-Ação nas escolas, garantindo o acesso dos escolares de atualização do cartão vacinal e ampliar em 100% a cobertura de saúde bucal na atenção primária, passando de 31% para 62%.
◼️ Segurança
Por se tratar da segurança da capital, o plano é implantar a Academia de Ensino Superior em Segurança
Pública Municipal e estabelecer parcerias com outros órgãos governamentais, a sociedade civil, ONGs e comunidades para contribuir no estudo de impacto na segurança local.
Dentre as propostas, também está a de promover a integração das Forças Policiais, como as operações conjuntas entre as forças policiais, intercâmbio de conhecimentos operacionais, integração entre as bases de dados e sistemas operacionais e a ampliação das bases comunitárias.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia