Uma pesquisa estimulada de intenções de voto mostra que a deputada Federal Adriana Accorsi (PT) e o senador Vanderlan Cardoso (PSD) lideram a disputa pela Prefeitura de Goiânia.
Eles estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Em relação a primeira rodada da pesquisa, ambos oscilaram positivamente, com Adriana passando à frente de Vanderlan.
Os dados aponta que Accorsi tem 22,8% das intenções de voto e Vanderlan conta com 21,1%. Em terceiro lugar aparece o ex-deputado federal e ex-presidente da Fieg, Sandro Mabel (UB), com 15,3%. Os outros candidatos aparecem na sequência:
- Rogério Cruz (SD): 9%
- Fred Rodrigues (PL): 5,8%
- Matheus Ribeiro (PSDB): 2,8%
- Professor Pantaleão (UP): 1,3%.
Em comparação com a rodada anterior, a petista teve a maior oscilação positiva, com 3,8 percentuais, ainda dentro da margem de erro, de 4 pontos. Vanderlan oscilou 1,1 ponto percentual para mais; Cruz 2 pontos e Mabel 0,5 ponto.
Já Fred Rodrigues e Matheus Ribeiro oscilaram negativamente, perdendo 1,4 e 1 ponto percentual, respectivamente. O professor Pantaleão manteve o mesmo índice.
Pesquisa espontânea da disputa pela Prefeitura de Goiânia
Na pesquisa espontânea, onde o nome dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o cenário está equiparado. Adriana Accorsi lidera com 10,6% das intenções de voto, seguida de Mabel (7,8%) e Vanderlan (6,7%).
O atual prefeito aparece também na quarta colocação, com 4% das intenções de voto. Fred aparece com 1,7%; Matheus com 0,8% e Pantaleão com 0,2%.
Em relação com o levantamento anterior, o número de indecisos caiu 10 pontos percentuais. Em cada 10 entrevistados, 6 ainda não sabem em quem vão votar.
Neste cenário, Adriana também apresentou maior variação positiva com relação à pesquisa anterior, com 3,6 pontos percentuais. Em seguida aparece Mabel, com oscilação positiva de 2,5 pontos e Vanderlan com 1,5 ponto a mais.
Dados da pesquisa
A pesquisa Serpes/O Popular foi divulgada na noite de sexta-feira (16). Os dados foram coletados nos dias 12 e 13 de agosto, com 601 eleitores da capital.
A margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-07569/2024.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia