Com o fim do prazo das convenções partidárias que ocorreram até nessa segunda (5), os candidatos iniciam oficialmente a corrida na disputa pelo Executivo em Anápolis.
Ao todo, 4 candidatos estão na luta pela prefeitura e o registro da candidatura deverá ser feito até o dia 15 de agosto. Já as eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro.
Candidatos a prefeito de Anápolis
◼️ Antônio Gomide (PT) – Vice: Geraldo Espíndola (Rede)
O deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT) foi o primeiro nome na disputa da Prefeitura de Anápolis a ser homologado em convenção. Essa será a quarta vez em que o petista irá disputar a prefeitura da cidade.
O candidato conta com o apoio dos partidos PDT, PSD, PSB e da Federação Brasil que reúne o PT, PV, e PCdoB.
Com temas voltados para a saúde, educação e infraestrutura, Gomide enfatiza que seus projetos serão voltados para a necessidade de tratar essas áreas com investimentos estratégicos para o município. Ao todo, foram lançados 103 candidatos a vereadores.
Gomide também destaca que a sua coligação “não tem partido”, posicionando-se como candidato de uma frente ampla que, segundo ele, vai além das fronteiras partidárias.
Em 2012, foi reeleito no primeiro turno com 167.196 votos (88,93%), registrando uma das maiores votações proporcionais do país.
No entanto, em 2020, Gomide foi derrotado pelo atual prefeito Roberto Naves, que obteve 101.349 votos (61,28%) e garantiu a reeleição.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia
◼️ Eerizania Freitas (União Brasil) – Vice : Samuel Gemus (DC)
A ex-secretária de Educação, Integração e Desenvolvimento Social, Eerizania Freitas (UB), tem o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) e do atual prefeito Roberto Naves (Republicanos)
Eerizania tem 11 partidos que a apoiam e com isso forma a maior coligação de Anápolis, sendo eles: PDT,PRTB, Progressistas, Republicanos, Podemos, PSB, Mobiliza, Democracia Cristã, Agir e Solidariedade. Sendo assim, 126 candidatos a vereadores.
A candidata largou na frente ao ser a primeira a consolidar sua chapa majoritária, tendo como vice o médico e empresário Samuel Fayad Gemus, do Democracia Cristã (DC), sinalizando claramente que a área da saúde terá total prioridade na sua gestão.
◼️ Hélio Lopes (PSDB) – Vice: Michel Roriz (Cidadania)
Lançado candidato a prefeito de Anápolis pela Federação PSDB/Cidadania, Hélio Lopes (PSDB) irá concorrer ao Executivo. Hélio é ex-presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Anápolis (Apae).
Segundo o candidato, uma das propostas a ser apresentada é a criação de uma Secretaria de Inclusão para desenvolver políticas públicas voltadas à área.
A chapa da federação tem 16 homens e oito mulheres. São 21 nomes do PSDB e três do Cidadania. O grupo ainda tem dois vereadores que tentam a reeleição, Delcimar Fortunato (PSDB) e João da Luz (Cidadania).
◼️ Márcio Corrêa (PL) – Vice: Walter Vosgrau (MDB)
Márcio Correa foi oficializado candidato a prefeito de Anápolis pelo PL, em convenção na tarde dessa segunda-feira (5) na Câmara Municipal.
O vice da chapa majoritária foi anunciado durante o evento, o médico Walter Vosgrau, filiado ao MDB.
Márcio afirmou que todos sabem que o anseio número um em Anápolis é a saúde pública, por isso ele levou para a chapa o “maior cirurgião e aquele que maior conhece a situação do SUS”.
A coligação do PL terá, além de MDB e PSD, os partidos Avante, PRD e Novo. Até o momento, 24 candidatos irão concorrer para vereadores.
- Eleições 2024: confira quem são os candidatos à Prefeitura de Trindade