Os bombeiros goianos enviados ao Rio Grande do Sul iniciaram a missão de resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Neste domingo (5), a corporação teve êxito nos primeiros trabalhos ao salvar pessoas e animais que estavam ilhados devido às fortes chuvas.
A primeira ação foi feita no Rio do Sino, município de São Leopoldo, onde três pessoas e três animais foram socorridos. Segundo a unidade local, são mais de 840 pedidos de vítimas ilhadas.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com o Tenente Coronel Marcus Vinicius Borges Silva, líder da equipe, os militares também atuarão na busca por desaparecidos.
“Atuaremos inicialmente em uma área de região serrana, onde possivelmente existem pessoas soterradas. Mais do que uma missão militar, essa ação é uma devoção divina que fazemos, ajudando quem mais precisa”.
O grupo é composto por 21 militares, 4 cães, 4 embarcações de salvamento, um caminhão e seis viaturas. Eles estão preparados para permanecer 10 dias no Rio Grande do Sul. Além disso, uma equipe extra está de prontidão em Goiânia.
Ver essa foto no Instagram
Chuvas no Rio Grande do Sul
Ao todo, 345 municípios foram afetados pelas chuvas, resultando em mais de 840 mil pessoas afetadas, 23 mil desalojados e 276 feridos. Até o momento, os temporais causaram pelo menos 83 mortes e chega a 111 o número de pessoas desaparecidas.
O estado ainda tem cerca de 435,2 mil consumidores sem luz e 884,8 mil estão sem abastecimento de água tratada.
Além disso, nesta segunda-feira (6), 102 trechos em 58 rodovias apresentavam bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
- Aparecida é Show 2024: Veja como retirar ingressos gratuitos para o show