O Banco Central (BC) do Brasil confirmou o vazamento de dados pessoais vinculados a 46 mil chaves Pix, após uma falha de segurança no sistema de uma instituição de crédito.
Este é o sexto vazamento de dados informado desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020. Clique e confira quais instituições foram afetadas.
Vazamento de dados de chaves Pix
De acordo com o Banco Central, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, movimentações ou saldo, mas sim nomes, CPFs, agência, número de tipo de conta.
A instituição salientou que esses dados não permitem movimentação de recursos.
O vazamento foi de chaves vinculadas á Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia), em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição.
O BC informou que o caso será apurado e as sanções previstas na regulação serão aplicadas. Além disso, quem foi afetado será notificado por meio do aplicativo ou internet banking da instituição.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.”, alertou