Goiânia recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento é dado aos municípios que investem em programas para criar e manter áreas verdes dentro do ambiente urbano.
A conquista do título foi divulgada em fevereiro deste ano, mas se refere ao ano de 2023. Além da capital goiana, outras 33 cidades do Brasil também receberam o título.
Atualmente, Goiânia conta com mais de um milhão de árvores plantadas em seus 32 bosques e parques. Ao todo a cidade possui mais de 205 áreas verdes, sendo boa parte com nascentes, o que contribuiu para o título.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Goiânia já é a Capital mais verde da América do Sul, do Brasil e a segunda do mundo.
Além disso, os dados ainda mostram que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que o recomendado pelas Nações Unidas é de apenas 12 metros por habitante.
De acordo com a prefeitura, foram criados projetos e leis ambientais para deixar a cidade mais arborizada. Uma das medidas determina que cada residência deve ter, ao menos, uma árvore na frente de casa.
Conforme a Agência de Meio Ambiente (AMMA), ao longo dos últimos quatro anos cerca de 380 mil árvores foram plantadas na cidade. Em apenas um mutirão, foram plantadas cerca de 90 mil mudas em um terreno vazio.
Plantio de árvores em Goiânia
A capital goiana cultiva, no Viveiro Municipal, 82 espécies de plantas ideais para o clima regional, seco e com grande período de estiagem. Atualmente, cerca de 6 mil mudas estão prontas para serem plantadas.
Os interessados em adquirir as mudas podem entrar em contato através do telefone (62) 99639-7495, do Disque-Árvore. Os moradores também serão orientados sobre o plantio e como cuidar da planta.
Título de Cidade Arborizada do Mundo
Lançado em 2019, o programa Cidades Árvores do Mundo representa uma parceria entre a Fundação Arbor Day e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O objetivo principal é estabelecer uma rede global conectando cidades, visando a adoção das abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.
Para conquistar o título de Cidades Arborizadas do Mundo, uma cidade deve demonstrar seu compromisso com as árvores e a silvicultura, cumprindo cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.
O programa não apenas oferece orientação, assistência e reconhecimento internacional, mas também destaca a dedicação da comunidade à floresta urbana.