Foi inaugurado nesta quarta-feira (28/2) o parque “Am Israel Chai” (O povo de Israel vive), em homenagem às vítimas do ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
O local foi instalado na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), em Goiânia. O local recebeu o plantio de 1.200 mudas doadas pela Embaixada de Israel no Brasil, em alusão ao número de mortos.
De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o gesto é uma forma de acolher o povo judeu em Goiás, demonstrando que eles “podem viver em paz” no estado.
“Esse parque será propriedade dividida com todos os judeus de Goiás e de outros estados, para que possam ver essa homenagem às vidas que foram retiradas de maneira bárbara e violenta. É uma honra enorme tê-los aqui, porque nos traz a experiência e cultura de um povo que compartilha seus avanços tecnológicos e científicos. Aqui em Goiás a comunidade judaica pode viver em paz.”.
As mudas plantadas no local são espécies nativas do Cerrado, sendo uma delas de oliveira, árvore típica de Israel. O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, falou que a proposta é unir a homenagem com ações sustentáveis.
“A ideia é de que a perda de cada um seja traduzida em renovação e, ao mesmo tempo, contribuir com a seguridade do meio ambiente”, afirmou. “Estamos olhando para os próximos anos e é importante para nós que esse bosque não apenas nos lembre do terrível evento que passou, mas também apresente um caminho a ser seguido”, disse.
Parceria firmada durante inauguração do parque Am Israel Chai
Durante um evento, o Governo de Goiás e Israel formalizaram a assinatura de dois termos de cooperação. O primeiro visa ações conjuntas e políticas públicas para combater o preconceito contra o povo israelense e as instituições judaicas. O segundo acordo estabelece diretrizes para o compartilhamento de tecnologias em diversas áreas.
Na esfera agrícola, o acordo entre Goiás e Israel inclui a troca de informações e tecnologias para aprimorar o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Espera-se que as técnicas de plantio de frutas desenvolvidas em Israel se tornem uma referência, contribuindo para impulsionar a produção agrícola no Nordeste goiano.
O projeto do Governo de Goiás foi apresentado a Daniel Zonshine em agosto de 2023, durante a visita do embaixador a uma propriedade em Flores de Goiás, que se dedica à produção de manga e maracujá irrigados.