Na sessão plenária realizada nesta quarta-feira (28/2), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou o Requerimento de Moção de Repúdio, proposto pelo vereador Ronilson Reis, como resposta às declarações do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ronilson Reis justificou o requerimento destacando a necessidade de expressar o descontentamento diante de analogias equivocadas que minimizam o sofrimento histórico e simplificam de maneira perigosa eventos complexos.
Ronilson Reis condena falas de Lula sobre Gaza e nazismo
O vereador argumentou que as comparações inadequadas feitas por Lula, associando o conflito em Gaza a eventos ocorridos durante o nazismo, não contribuem para a resolução do conflito, mas, ao contrário, inflamam as tensões.
“A comparação feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre as ações de Israel em Gaza contra um grupo extremista, e os atos cometidos por Adolf Hitler contra os judeus durante o Holocausto, representa uma falha de compreensão histórica e uma simplificação perigosa de eventos complexos. Tal analogia, além de minimizar os horrores do genocídio perpetrado contra 6 (seis milhões) de judeus INDEFESOS conflito desnecessário”, alegou no requerimento.
O documento gerou polêmica no plenário e ressaltou o papel dos líderes mundiais em condenar a atuação de grupos terroristas, proteger a soberania e o direito de defesa de nações ofendidas.
Além disso, destacou a importância de evitar narrativas distorcidas que impedem a construção de pontes para a paz.
Ronilson também sublinhou em seu requerimento que Israel declarou Lula como ‘persona non grata’ em resposta à comparação feita pelo presidente brasileiro.
Leia também: