O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para deputados e senadores que seja criado um projeto de anistia para os presos pelos ataques no dia 8 de janeiro em 2023 na sede dos Três Poderes.
O pedido do ex-presidente foi realizada na tarde deste domingo (25/02) durante o ato convocado por ele, em São Paulo.
Pedido de anistia
O ex-presidente chegou ao local do ato por volta das 14h40 ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Durante o discurso, Bolsonaro chegou a afirmar que não concorda com quem depredou o patrimônio público e que quem realizou o ato, deve pagar, mas que deve ser realizado uma anistia.
“É por parte do Parlamento brasileiro, é uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília. Nós não queremos mais que seus filhos sejam órfãos de pais vivos. A conciliação, nós já anistiados no passado, quem fez barbaridade no Brasil […]. Agora nós pedimos a todos 513 deputados, 81 senadores, um projeto de anistia, para que seja feita justiça no nosso Brasil”, disse Bolsonaro.
O discurso que durou pouco mais de 22 minutos, Bolsonaro também negou tenha tentado dar um golpe de Estado e alegou que agiu dentro dos limites da Constituição
Durante toda a manhã desse domingo milhares de manifestantes se reuniram na Avenida Paulista em apoio ao ex-presidente. O evento que só iniciou por volta das 15:00 horas, contou com milhares de pessoas, além de figuras políticas de Goiás, como o governador Ronaldo Caiado.