Os bares e restaurantes de Goiás serão obrigados a oferecer cardápios físicos aos clientes após o governador Ronaldo Caiado (UB) aprovar o projeto de lei que define a medida.
Conforme a lei, a medida também vale pra lanchonetes, hotéis e praças de alimentação.
Lei que obriga cardápios físicos em estabelecimentos
De acordo com o deputado estadual e autor do projeto, Vete Martins (PRD), a propositura tem como objetivo assegurar “mais conforto, em especial aos idosos, que foram particularmente prejudicados pela introdução de cardápios virtuais”.
O parlamentar ainda alegou que a obrigação de cardápios físicos nos estabelecimentos é uma forma de ajudar pessoas que possuem mais dificuldades de acesso, como idosos ou com deficiência. Além disso, não ter cardápio físico exige ainda que o cliente tenha celular com acesso à internet, para acessar o QrCode.
“Se o consumidor estiver sem seu aparelho, ou se estiver descarregado ou sem sinal, não há meio de informar ao cliente suas opções de consumo”, disse.
Vale ressaltar que a lei não desobriga os bares, restaurantes e estabelecimentos similares a utilizarem outros tipos de cardápio, como QrCode ou cardápio virtual.