O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (8/01) durante o evento “Democracia Inabalada”, que “não há perdão para quem atenta contra a democracia”.
O evento foi celebrado devido a data que marca um ano dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Lula discursa em evento da democracia
Segundo a organização do ato, aproximadamente 500 pessoas participaram do evento, no qual além de Lula, esteve presente o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ministros do governo, magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF), governadores e parlamentares.
Durante discurso, Lula alegou que a coragem de parlamentares, governadores, ministros do STF e militares legalistas, garantiu que nesta segunda fosse possível celebrar “a vitória da democracia sobre o autoritarismo”.
“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra o seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, ressaltou Lula.
Para a realização do evento, a segurança no entorno das sedes dos Três Poderes foi reforçada e o acesso aos prédios sofreu bloqueio. Também atuaram em conjunto os efetivos das forças de segurança locais do Distrito Federal, das polícias do Congresso e do Supremo, além das polícias Federal e Rodoviária Federal.
- Caso Pedro Lucas: Padrasto do menino desaparecido é preso em Rio Verde
Obras danificadas nos atos do dia 8 de janeiro
O evento em memória aos ataques, ainda incluiu duas ações simbólicas para marcar a recuperação de dois itens dos acervos do STF e do Senado.
Em um primeiro momento, as autoridades inauguraram uma placa que indica a restauração de uma tapeçaria, na qual foi criada pelo paisagista arquiteto Roberto Burle Marx, sendo avaliada em R$ 4 milhões.
A peça foi arrancada da parede e rasgada pelos invasores, sendo uma das mais danificadas do Senado. O trabalho de restauração durou quase 300 dias e custou R$ 236,2 mil.
Além disso, o evento também foi marcado pela entrega simbólica do exemplar da Constituição Federal em 1988, que foi roubado pelos vândalos durante a invasão no STF.
Atos golpistas
Os atos golpistas ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023, praticados pelos apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, com o intuito de reivindicar o resultado das eleições.
Na ocasião, os vândalos invadiram e destruíram o plenário do Supremo Tribunal Federal e depredaram o Congresso Nacional. A multidão que se espalhou rapidamente, enfrentaram os policias que faziam bloqueio na área e quebraram as vidraças para conseguir entrar no Congresso Nacional.
Um dia após o ataque, a perícia técnica fez um levantamento dos danos causados. Com um acervo de mais de 700 peças, os atos são considerados uma grande perda para arte e a cultura brasileira.
Veja o momento do discurso de Lula durante o evento:
Ver essa foto no Instagram