De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de trabalho escravo, em todo o país.
Deste total, 372 ocorrências são de Goiás, o que coloca o estado como a unidade da federação com o maior número de trabalhadores em situações análogas à escravidão do Brasil.
Mais de um século após abolição da escravatura, brasileiros são resgatados de trabalho escravo no país
Neste sábado (13/5), comemorou-se os 135 anos da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil. No entanto, apesar da data histórica, o trabalho escravo ainda é uma triste realidade no país.
- Condições análogas a escravidão: Fazendeiro é preso após submeter 8 pessoas a trabalho escravo, em Goiás
Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, destacou em uma postagem no Twitter que, mesmo após mais de um século da abolição da escravatura, brasileiros ainda são resgatados de situações análogas à escravidão.
O dia 13 de maio é conhecido pela assinatura da Lei Áurea, em 1888. O que deveria ser um marco pelo fim da escravidão se tornou mais um dia de luta. Após 135 anos trabalhadores ainda são resgatados de situações análogas à escravidão. Só neste ano, 1,2 mil pessoas foram resgatadas…
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 13, 2023
Dados sobre o trabalho escravo em 2023
▪️ Em 2023, resgates de pessoas vivendo em situações análogas a escravidão foram realizados em 17 das 27 unidades federativas do país. 87,3%, envolve trabalho rural.
▪️ Depois de Goiás, aparece o Rio Grande do Sul com 296 casos, principalmente após a inspeção em vinícolas em Bento Gonçalves, onde 207 trabalhadores viviam em condições degradantes.
▪️ As empresas se comprometeram a pagar R$ 7 milhões em indenizações em um acordo com o MPT.
▪️ No que se refere aos casos em áreas urbanas, Minas Gerais responde por 71,9% das ocorrências, com 110 pessoas resgatadas em condições degradantes na construção de uma linha de transmissão de energia em Conselheiro Pena (MG).
▪️ Ainda, as inspeções costumam descobrir casos de empregadas domésticas submetidas a condições análogas à escravidão.
▪️ Para combater esse tipo de ocorrência, o governo lançou uma campanha nacional no mês passado para receber denúncias por meio do Disque 100, em conjunto com as ações anunciadas por ocasião do Dia Nacional da Empregada Doméstica, celebrado em abril.
▪️ Apesar dos números parciais de 2023 representarem metade do total de resgates de 2022, ano com o maior número de ocorrências nos últimos dez anos, eles superam as ocorrências registradas em 2019 e 2020, e representam 60% dos registros de 2021.