O comércio goiano iniciou o ano com um crescimento de 2,9% no volume de vendas, quando comparado com o mês de dezembro do ano passado.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (12/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desempenho registrado representa o melhor resultado para o mês de janeiro dos últimos 15 anos.
Em comparação a janeiro de 2022, o comércio varejista goiano apresentou um crescimento de 1,9%, consolidando um patamar positivo no acumulado de 12 meses. Além disso, a alta de 2,9% registrada em janeiro deste ano foi a maior para o mês desde 2008, quando o índice subiu 3,2%.
- Traumas após ataques em escolas: como ajudar crianças a se recuperarem
De acordo com Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o resultado obtido é extremamente importante e reflete a recuperação da economia goiana após a retomada das atividades pós-pandemia, com desempenhos positivos e recordes históricos.
Setores do comércio goiano em destaque no mês de janeiro
Os dados positivos em relação a janeiro de 2022 foram impulsionados por algumas atividades específicas. Os setores de móveis e eletrodomésticos (20,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (13,5%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,9%) apresentaram desempenho positivo.
Além desse, os de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2%) e combustíveis e lubrificantes (1,9%) também tiveram bom resultado no mês.
Vale destacar que equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e livros, jornais, revistas e papelaria tiveram um crescimento expressivo no acumulado de 12 meses, com 20% e 17,9%, respectivamente.
Por outro lado, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram queda de 4% em janeiro de 2023. Enquanto isso, os setores de tecidos, vestuário e calçados mantiveram-se estáveis no período, apresentando um acumulado de 2,4% nos últimos 12 meses.
Fecomércio-GO e Sebrae oferecem consultoria gratuita para fortalecer comércio goiano
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e o Sebrae oferecem um serviço especializado e gratuito de planejamento empresarial para o comércio, visando identificar oportunidades de negócio, implementar novas práticas e fortalecer a competitividade frente à concorrência, além de melhorar a presença digital.
- Passe Livre Estudantil: prazo para cadastro e recadastro termina dia 30
Para isso, o programa Sindicato Forte/Comércio Forte ajuda os pequenos empresários a impulsionar seus negócios por meio de uma série de ganhos, incluindo o posicionamento de suas marcas na presença digital e a identificação de oportunidades de negócios.
A ação também estimula as competências dos colaboradores, otimiza fluxos e processos, oferece inteligência e dados para gestão e contribui para a maturidade de gestão dos negócios. Para saber mais, clique aqui.