Após passar três meses nos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pousou no Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 6h40 da manhã desta quinta-feira (30/3).
O ex-mandatário brasileiro seguiu por uma rota reservada e foi em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para um evento fechado com familiares e aliados, na sede do Partido Liberal (PL), no Complexo Brasil, em Brasília.
Veja o momento em que o ex-presidente Jair Bolsonaro chega à sede do PL:
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-ministro Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022, receberam o ex-presidente.
Conforme divulgado pela CNN, Bolsonaro se encontra, na manhã desta quinta-feira (30), com seus familiares na sala de despachos da ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, e, em seguida, deve ocorrer um encontro maior no salão do partido com autoridades políticas.
Em discurso na sede do PL, Jair Bolsonaro disse que retorna ao país “com orgulho muito grande”. Além disso, pontuou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) não vai fazer “o que bem quer com o futuro da nossa nação”.
“Somos 20% da bancada, nós somos a maioria no Congresso e queremos o melhor para o nosso país. Tenho certeza que vocês [parlamentares] conduzirão bem o nosso país”, disse o ex-presidente.
Jair Bolsonaro disse que não liderará oposição
Ao ser questionado, pela CNN, sobre liderar a oposição, Bolsonaro afirmou que não irá fazê-lo. O ex-presidente explicou que não é necessário fazer oposição ao atual governo, pois, segundo ele, o próprio governo se coloca como uma oposição devido à qualificação das pessoas que compõem os ministérios.
Ele observou que o governo criou mais 14 ministérios e que o perfil dos ministros é bastante diferente do governo anterior.
Contudo, Bolsonaro ressaltou que pretende participar com o seu partido, oferecendo sua experiência adquirida ao longo de 28 anos na Câmara, quatro anos como presidente, dois anos como vereador e quinze anos no Exército, colaborando com o que for necessário para manter o que deve ser mantido e mudar o que precisa ser mudado.
- Proteção às mulheres: Projeto que cria Delegacia Estadual da Mulher é aprovado pela Alego
Ex-presidente deixou o país antes do fim do mandato
Dois dias antes do fim de seu mandato, Bolsonaro deixou o Brasil e viajou rumo aos Estados Unidos. Assim, ele não participou da passagem da faixa presidencial para Lula da Silva.
- Casas a custo zero: Goiás abre inscrições para mais 5 municípios nesta semana
Para o futuro, é esperado que Bolsonaro aceite o convite de Valdemar Costa Neto e se torne presidente de honra do PL, partido ao qual se filiou há pouco mais de um ano para disputar a reeleição em 2022.
De acordo com informações do próprio partido, Bolsonaro receberá uma remuneração equivalente à de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que partir de 1º de abril deste ano, será de R$ 41.650,92.
Com informações da CNN Brasil