Em uma entrevista na manhã desta quarta-feira de Cinzas (22/2), a filha de Dona Íris de Araújo, Ana Paula Rezende comentou o falecimento da mãe e destacou a figura que a ex-primeira dama de Goiânia representou para as mulheres goianas.
Segundo a filha do ex-prefeito de Goiânia, Íris Rezende, falecido em novembro de 2021, a partida de Dona Íris, representa a perda não apenas de uma mãe, mas de uma mulher forte e guerreira, que ocupou vários espaços na política do estado.
“Perdemos não só uma mãe, mas uma figura muito presente, uma mulher que foi guerreira, que foi forte e ocupou vários espaços”, disse Ana Paula.
A ex-primeira dama foi uma personalidade atuante em tempos que a presença feminina na política brasileira ainda era minoritária. Chegou a concorrer, em 1994, ao cargo de vice-presidente da República na chapa do MDB, partido ao qual ainda era filiada. Ela ainda foi presidente nacional do partido entre os anos de 1995 a 1998, senadora e deputada federal por dois mandatos.
Dona Íris está sendo velada no Paço Municipal de Goiânia e o seu sepultamento deve ocorrer às 17h, no Cemitério Santana, na Avenida Independência. A ex-deputada deve ser enterrada junto ao seu marido, o ex-prefeito de Goiânia, Íris Rezende.
Dona Íris morreu por complicações no pulmão após cirurgia, neste fim de semana
Ana Paula Rezende informou que sua mãe faleceu aos 79 anos de idade, em decorrência de complicações pulmonares após uma cirurgia. “Ela fez uma cirurgia no domingo e seu pulmão não resistiu”.
De acordo com o boletim divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ela estava internada, a causa do falecimento foi o agravamento de doenças pulmonares pré-existentes. Autoridades políticas também lamentaram a morte da ex-deputada.