O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o salário mínimo deve ter um novo reajuste no dia 1º de maio. Atualmente, o valor é de R$ 1.302, que passou a valer no dia 1º de janeiro.
“Nós estamos discutindo a busca de espaço fiscal para mudar o valor do salário mínimo ainda este ano. Se houver espaço fiscal, nós haveremos de anunciar uma mudança para 1º de maio”, afirmou o ministro à TV Brasil.
- Entretenimento: Turismo em Goiás registra crescimento de 16,6% em 2022, diz IBGE
Além do novo reajuste, a retomada da política de valorização do salário mínimo também é uma das prioridades da pasta. Segundo o ministro, a política funcionou bem no governo anterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando Marinho foi secretário do Trabalho de 2005 a 2007.
“Nós conseguimos mostrar que era possível controlar a inflação, gerar empregos e crescer a renda, crescer a massa salarial dos trabalhadores do Brasil inteiro, impulsionado pela Política de Valorização do Salário Mínimo, que consistia em, além da inflação, garantir o crescimento real da economia para dar sustentabilidade, para dar previsibilidade, para dar credibilidade acima de tudo para todos os agentes.”, ressaltou.