Manifestantes furaram na tarde deste domingo (8/1), um bloqueio feito pela Polícia Militar (PM) na Esplanada dos Ministérios e invadiram o prédio do Congresso Nacional. A polícia ainda tenta dispersar os manifestantes, que protestam contra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pela imagem, é possível ver os manifestantes, em ato antidemocrático, na parte de cima do Congresso, perto das cúpulas da Câmara e do Senado.
- Ataques em Brasília: AGU pede prisão do ex-secretário de segurança pública do DF, Anderson Torres
A PM tentou dispersar os manifestantes que furaram o bloqueio, no entanto, eles furaram o bloqueio e adentraram a área. Há registros, também, de depredação nas sedes dos três Poderes pelos radicais. Os manifestantes conseguiram invadir o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
Conforme apurado pelo Estadão, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiram radicalizar o discurso, indo até a Esplanada dos Ministérios, pedir a prisão do presidente Lula, intervenção militar e a volta de Bolsonaro ao poder.
- Atos antidemocráticos: ‘Inadmissível, inaceitável e condenável’, diz Caiado sobre atos em Brasília
Gleisi Hoffmann disse que governo do DF foi irresponsável sobre invasão do Congresso Nacional
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, em publicação no Twitter, criticou a ação do Governo do Distrito Federal contra os atos antidemocráticos vistos neste domingo, em Brasília.
Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 8, 2023
O deputado Federal André Janones (Avante-MG) também publicou no Twitter sobre as manifestações em Brasília. De acordo com ele, policiais chegaram a deixar as barreiras para comprar água de côco. O entendimento é que o Governo do DF não agiu para que o cenário visto em Brasília fosse evitado.
GRAVE: Policíais deixaramm a barreira e foram comprar água de coco em momento da invasão. pic.twitter.com/VZ1WoWR6Zy
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 8, 2023