Empossado para seu segundo mandato como Governador de Goiás, Ronaldo Caiado fez um discurso onde fez um balanço do primeiro mandato e falou sobre o compromisso com o combate a pobreza e fortalecimento da educação no Estado. A cerimônia foi realizada de forma híbrida, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.
Em repouso relativo, em São Paulo, por recomendação médica após passar por uma cirurgia de revascularização do miocárdio, no último dia 8 de dezembro, Caiado participou da cerimônia de forma remota e reiterou o compromisso de trabalhar para a parcela mais vulnerável da população e de fortalecer a emancipação social.
“Estou aqui hoje unicamente pelo desejo da população e pela importância da democracia, a quem reafirmo meu compromisso. Estou aqui hoje muito mais comprometido com Goiás do que estava em 1º de janeiro de 2019. Estou aqui hoje para seguir com o compromisso popular de romper o ciclo da pobreza e fazer um Estado que se fortaleça pela educação”, ressaltou em discurso.
A faixa governamental foi entregue ao chefe do Executivo goiano pelas filhas, Anna Vitória e Marcela, que estavam ainda na companhia da primeira-dama do Estado, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado.
O presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Daniel Vilela, também participou da solenidade, porém de forma presencial. Ao ser empossado como vice-governador, Vilela falou sobre a parceria que mantém com Caiado.
“Estou muito feliz com essa oportunidade que os goianos nos concedem, juntamente e sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, de podermos ao longo dos próximos quatro anos trabalhar e ser instrumentos de transformação para melhorar a vida das pessoas”, declarou.
- Feriados 2023: Confira as datas de folga e se programe
Novo mandato de Caiado como Governador de Goiás
Durante discurso, o govenador eleito para seu segundo mandato no Estado falou sobre os projetos para os próximos anos de gestão. “O principal desafio é fazer de Goiás o melhor lugar possível para se viver, para trabalhar, educar os filhos e construir o futuro das famílias”, defendeu. Outro compromisso é diminuir a taxa de criminalidade e melhorar a educação. Na ocasião, o político anunciou que criará um prêmio para alunos com boas notas em matemática e português.
Na área de infraestrutura, o governador destacou a construção do Hospital do Câncer, aplicação do Fundo de Infraestrutura e metas para ações sociais. “É fundamental estabelecer metas sociais, educacionais e de diminuição progressiva da desigualdade para Goiás ter a certeza de que seu futuro será próspero. As famílias devem acreditar que são protagonistas na mudança que tanto querem”, ressaltou.
Com diversos projetos para Goiás, Caiado ainda ressaltou que o novo mandato será trilhado no caminho da emancipação. “A herança que nosso governo quer deixar é a aprendizagem, vagas de emprego, cursos profissionalizantes e acesso ao nível superior”, disse.
- Auxílio Brasil: Divulgado calendário de pagamentos para 2023
Reeleição
Ronaldo Caiado foi reeleito com 51,81% dos votos válidos em primeiro turno, fato inédito na história das disputas pelo governo do Estado de Goiás. Entre Câmara dos Deputados, Senado Federal e Palácio das Esmeraldas, Caiado soma oito mandatos em sua carreira. O político, de 73 anos, é médico por formação e natural de Anápolis.