O Senado Federal divulgou nesta quinta-feira (15/12), o roteiro para posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, trazendo todos os horários previstos para as solenidades dentro do Congresso Nacional, que acontece no início da tarde do dia 1° de janeiro de 2023. Vale lembrar que esta será a última vez que a cerimônia acontece nesta data. A partir de 2027, a posse do presidente da República ocorrerá no dia cinco de janeiro.
De acordo com o Senado, Lula e Alckmin devem deixar o Congresso Nacional rumo ao Palácio do Planalto por volta de 16:20h, onde ocorre a transferência da faixa presidencial. A futura primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, espera que a solenidade no Planalto ocorra durante o pôr-do-sol, a partir das 17h e, no Itamaraty, a partir das 18:30h.
A primeira-dama Janja tem assumido papel de destaque na transição do governo e é responsável pela organização do evento “Festival do Futuro”, que ocorrerá no gramado da Esplanada dos Ministérios, com shows de vários artistas. As apresentações acontecerão em dois palcos, que levarão o nome de Gal Costa e Elza Soares, ícones da música nacional, falecidas este ano.
O “Festival do Futuro” vai receber grandes nomes da música brasileira como Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, Gaby Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César, Pablo Vittar, Duda Beat e Jaloo.
Quem estiver na Esplanada dos Ministérios poderá acompanhar o tradicional desfile do presidente em carro aberto. Também haverão telões espalhados pelo local transmitindo os eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.
Além disso, a posse do presidente Lula da Silva será televisionada para todo o país, ao vivo, através do canal da emissora oficial do governo federal, TV Brasil e suas plataformas.
Confira a programação da posse de Lula e Alckmin
- Homicídio: Em audiência de custódia, Justiça mantém prisão de PM que matou esposa e enteada em Rio Verde
A cerimônia de posse do presidente Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin está prevista para começar no início da tarde do dia 1° de janeiro de 2023. Veja abaixo a programação:
- 13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado Federal.
- 13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco.
- 14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília.
- 14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional.
- 14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados.
- 15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene.
- 15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado.
- 16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio.
- 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares.
- 16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.