O Tribunal de Justiça de Goiás determinou, nesta quinta-feira (10/11), o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão por suposto desvio de dinheiro público na Prefeitura de Niquelândia, cidade a cerca de 307 km de Goiânia. A operação é cumprida pela Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (DERCAP).
A Operação Cidade Limpa apurou supostos crimes em desvio de recursos públicos e licitações na Prefeitura de Niquelândia.
As investigações apontaram inconsistência em contratos de empresas prestadoras de serviços de limpeza para a prefeitura. De acordo com a polícia, um importante servidor foi preso.
Segundo informações, uma viatura da polícia foi vista na porta da casa do prefeito.
Durante a operação, a polícia apreendeu documentos, uma arma e uma mala cheia de dinheiro.
O Portal Dia entrou em contato com a Prefeitura de Niquelândia, mas as ligações não foram atendidas. O espaço permanece aberto.
Além da Prefeitura de Niquelândia, outro caso de desvio de dinheiro é investigado em Formosa
No último mês de outubro, caso semelhante aconteceu também no município de Formosa, cidade a 282 quilômetros da capital.
De acordo com o Ministério Público de Goiás (MPGO), recursos públicos vinham sendo desviados através de fraudes e licitações na contratação de empresas prestadoras de serviços de limpeza para a Câmara da cidade.
- Jornalista morto: Caso Valério Luiz: MPGO vai recorrer da decisão que absolveu réu
Segundo o órgão, havia um esquema de cobertura fraudulenta de propostas fictícias com o objetivo de beneficiar o amigo do vereador, dono de uma das empresas.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão contra empresários da cidade e um vereador, que está afastado das funções parlamentares.