Mais de 156 milhões de eleitores voltam às urnas para votar no 2º turno das Eleições 2022, que acontece no próximo domingo (30/10). A votação será realizada em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.
O Brasil escolherá quem deve ocupar o cargo de Presidente da República pelos próximos quatro anos. Em alguns lugares também haverá votação para governador. Outro ponto é que eleitores de oito municípios brasileiros também vão às urnas para eleger prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares.
O voto é obrigatório para todos aqueles com mais de 18 anos, mas facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Neste ano, o horário de votação foi unificado e todos seguem o horário de Brasília, das 8h às 17h. Isso significa que cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Em Goiás, o horário já está alinhado.
É importante ressaltar que quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, mesmo que não tenha justificado ausência.
Eleições 2022: documentos e local de votação
No dia da votação é preciso apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório. Entre as opções de documentos estão:
- Carteira de identidade
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Identidade social
- Passaporte, certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- CNH digital
- E-Título
Antes de sair de casa é preciso conferir também o local de votação, que pode ser feito de três formas: pelo aplicativo e-Título, pelo Portal do TSE ou pelo Tira-Dúvidas do Tribunal no WhatsApp.
No e-Título, é só entrar e clicar em “Onde Votar”. No Portal do TSE, você só tem que colocar alguns dados pessoais no item “Onde Votar” do Autoatendimento do Eleitor.
Leia também:
- Veja quem declarou apoio a Lula e Bolsonaro no segundo turno
- MP pede que PF investigue suposto crime de coação eleitoral na GoiásFomento