Estreou nesta sexta-feira (26/8) as propagandas eleitorais dos candidatos ao Governo de Goiás. As propagandas, que compõem o horário eleitoral gratuito, estão sendo veiculados ao longo da programação das rádios e emissoras de tv em todo estado.
Entretanto, o mais mais chamou a atenção no primeiro dia de propagandas é a exibição de vídeos dos candidatos a presidência da República, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula).
Tempo de propaganda
Ressalta-se que o tempo destinado a propaganda eleitoral de cada candidato é diferente. Para saber a distribuição do período de cada candidato leva-se em consideração o tamanho das bancadas eleitas pelas siglas na Câmara dos Deputados em 2018.
Na corrida ao Planalto, a atribuição é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos demais cargos em disputa (governador, senador, deputados federal, estadual e distrital), a divisão é ide responsabilidade dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Assim, no estado de Goiás, a distribuição do tempo de cada candidato ao governo estadual ficou da seguinte forma:
- Ronaldo Caiado (União Brasil) – 5 minutos e 6 segundos;
- Wolmir Amado (PT) – 2 minutos e 19 segundos;
- Gustavo Mendanha (Patriota) – 58 segundos;
- Major Vitor Hugo (PL) – 51 segundos;
- Cíntia Dias (Psol) – 23 segundos;
- Edigar Diniz – 20 segundos.
Apesar de Goiás ter nove candidatos concorrendo ao Palácio das Esmeraldas, os elegíveis Professora Helga (PCB), Professor Pantaleão (UP) e Vinícius Paixão (PCO) não possuem tempo no programa eleitoral gratuito, visto que seus partidos não atingiram o número mínimo de votos nas eleições para a Câmara dos Deputados.