A partir deste sábado (30/4), os trabalhadores nascidos em fevereiro poderão sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O depósito será feito pela Caixa Econômica Federal, na conta poupança digital, destinada ao pagamento de benefícios sociais e previdenciários.
É preciso deixar claro que a movimentação de valores só poderá ser feita através do aplicativo Caixa Tem, que disponibiliza ao usuário titular o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados, além do saque em caixas eletrônicos, transferências PIX e a transferências para a conta de terceiros.
Golpe: Polícia de Goiás prende suspeito de aplicar golpe do “novo número” em idosos
Outro ponto importante a ser destacado é que cerca de 42 milhões de trabalhadores receberão o dinheiro automaticamente, na conta poupança digital da Caixa. Entretanto, a conta digital não pode ser aberta e acessada em casos de dados incompletos, sendo necessário que o trabalhador solicite a liberação dos recursos.
Por se tratar de um processo completamente informatizado, não é necessário que o trabalhador vá até uma agência da Caixa para solicitar o saque. Assim, basta que o interessado entre no aplicativo oficial do FGT, disponibilizado pelo Governo federal para smartphone e tablets, e insira os dados solicitados.
Água Social: Programa Água Social oferece subsídio de 50% na fatura; veja como participar
O aplicativo possibilita que o crédito seja feito em qualquer conta corrente ou poupança, de qualquer instituição financeira. Todavia, a possibilidade só vale para aqueles que fornecerem o documento oficial, com foto, para o cadastro de biometria. O calendário de pagamentos foi divulgado no último mês de março e tem como base o mês de nascimento do trabalhador. De todo modo, a liberação dos valores acontecerá até o próximo dia 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro.
Retirada do saque FGTS
É de suma importância que o trabalhador fique atento ao prazo máximo de retirada do dinheiro, pois o recurso estará disponível até o dia 15 de dezembro. Depois deste prazo, caso não seja feito o saque, transferência ou seja gasto, o montante volta para a conta vinculada ao FGTS. O dinheiro que não foi movimentado será restituído, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Violência contra a mulher: Goiás lança serviço de denúncias de violência contra a mulher pelo Whatsapp
Consulta
O site oficial ou aplicativo do FGTS possibilita ao trabalhador consultar se tem direito a fazer a retirada, se receberá automaticamente ou se é necessário solicitar o saque. O site informa apenas a data de liberação e se o crédito será realizado de forma automática. Já o aplicativo possui mais funcionalidades, tais como a consulta de valores, atualização de dados referentes à conta poupança digital e o pedido para desfazer o crédito e manter o dinheiro na conta do FGTS.
Foto: divulgação