Um projeto de lei, de autoria do deputado estadual Paulo Cézar Martins (PL) visa alterar o nome do município de Aparecida de Goiânia. O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nesta terça-feira (26/4) e pretende alterar a nomenclatura da cidade para “Aparecida”.
Em sua justificativa, o parlamentar explicou que esta é uma forma de desvincular o nome de Goiânia, tendo em vista que o município de Aparecida já cresceu. Na ocasião, Paulo Cézar Martins ressaltou ainda que esta seria uma vontade antiga do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB).
Renda família: Prefeito de Goiânia sanciona auxílio de R$ 300 para famílias de baixa renda
“Maguito Vilela já havia me procurado para que eu pudesse apresentar projeto de lei para alterar o nome de Aparecida de Goiânia para Aparecida. Faço isso com muita tranquilidade. Procuramos muito moradores de Aparecida, todos eles aprovaram. Solicito dar celeridade”, disse o parlamentar em plenário.
Entretanto, o deputado expressou a necessidade de consultar os morados, através de um plebiscito, antes que a mudança realmente aconteça. Outro ponto levantado pelo autor do projeto é que anteriormente, Aparecida de Goiânia era vista apenas como uma cidade dormitório, mas que, com a administração de Maguito Vilela, o município foi transformado e elevou a autoestima populacional. 4
Presidência Alego: Com unanimidade, Lissauer Vieira continua na presidência da Alego
“Mas um sonhador como nosso saudoso Maguito Vilela, que viabilizou todos os projetos para o desenvolvimento para a cidade”, disse. “Alguns moradores diziam que não moravam em Aparecida, mas em Goiânia. Agora, esses moradores têm orgulho de uma cidade que se estabeleceu como a segunda do Estado. Uma cidade que tem segurança, emprego, empresas e oportunidades. É uma cidade que tem dado muito orgulho para o Estado de Goiás”, completou ele.
Centenário de Aparecida
Neste ano de 2022, Aparecida de Goiânia completa o seu primeiro centenário. Ao longo destes 100 anos, o município já teve vários nomes, sendo eles: Aparecida, na época em que ainda era povoado; tornou-se Vila Aparecida de Goiás; e com a emancipação política de Hidrolândia, passou a se chamar Aparecida de Goiânia em 1963.
Maguito Vilela: Missa de 7º dia de Maguito Vilela é marcada por emoção e saudade