Agentes do Procon Goiás alertam consumidores quanto as falsas promoções disponíveis na black friday. Sendo uma das datas que mais movimentam o comércio em todo o país, é possível encontrar uma grande variação nos preços dos produtos tanto em lojas físicas quanto na internet.
A black friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano de 2021 estando marcada para o dia 26. Em virtude da pandemia, muitos comerciantes ainda apostam na venda online. Porém isso não garante ao consumidor uma segurança em relação as promoções.
Vale lembrar aos consumidores que a paralisação na produção das fábricas, diminuiu a quantidade de produtos disponíveis no estoque das lojas. Desta forma os descontos desta black serão menos atrativos do que em anos anteriores à pandemia de Covid-19.
Assim como em todas as datas com grande fluxo de vendas, a recomendação do órgão fiscalizador é que o cliente dê preferencia para os produtos de maior prioridade e que se faça a pesquisa de preços como forma de evitar comprometer o seu orçamento.
De acordo com o Procon Goiás, a Lei Estadual nº 19.607, de 2017, também é uma grande aliada na defesa do consumidor, pois amparada por ela o cliente pode solicitar o histórico de preços do seu produto de interesse. Sendo obrigação da empresa goiana fornecer essas informações referente aos últimos 12 meses.
Como funciona as falsas promoções na Black Friday
A black friday consiste em um dia de promoções em todos os setores, envolvendo lojas físicas e virtuais. O cuidado que o consumidor deve ter é com promoções em caráter “metade do dobro”.
Este tipo de promoção consiste no aumento gradativo dos preços dos produtos, próximos a grandes datas comerciais, para que no dia do evento, o valor do produto saia pelo preço original.
A prática é abusiva e fere os direitos do consumidor estabelecido no código de defesa. Sabendo disso, a dica é que o consumidor desconfie de valores muito abaixo dos encontrados no mercado.
O Procon Goiás disponibiliza suas linhas de contato para que o consumidor que flagrar ou sentir que seus direitos foram violados, possa fazer denuncias e reclamações. Para entrar em contato com o órgão fiscalizador são 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior). As denúncias também podem ser feitas através do site Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).