Sem dúvidas, a chuva era a mais esperada pelos goianos nos últimos meses para amenizar a onda de altas temperaturas. Entretanto, o temporal no fim de semana trouxe transtornos e causou falta de energia em diversas cidades da Grande Goiânia.
Em Goiânia, por exemplo, foram registradas diversas ocorrências de queda de árvores, galhos caídos, falta de energia e semáforos inoperantes, causando transtornos também no trânsito da região. Segundo moradores, alguns bairros chegaram a ficar cerca de 30 horas sem energia elétrica.
Na manhã desta segunda-feira (27/9), problemas em semáforos foram registrados em vários pontos da capital, como no Parque Amazônia; no Jardim América (T-9 com C-107); e no Conjunto Cachoeira Dourada.
De acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), foram registradas cerca de 36 quedas de árvores e 25 galhos caídos em diversos setores, como Norte Ferroviário, Residencial Buena Vista I, Aeroporto, Jardim Vila Boa, Leste Vila Nova, Bueno, Sudoeste, Gentil Meirelles, Jardim Nova Esperança, Vila João Vaz, Loteamento Solange Parque II, Centro, Residencial Porto Seguro, Jardim Atlântico, Cidade Jardim, Jardim Goiás, Jardim Marista, Novo Horizonte e Jardim Novo Mundo.
Falta de energia na Grande Goiânia
A chuva deste domingo, acompanhada de ventos fortes, também deixou diversos bairros sem energia, na capital e cidades da região metropolitana. Em Goiânia, moradores do Setor Bueno, Jardim América, Setor Oeste, Capuava, sofreram com a falta de fornecimento de energia. Alguns relataram que estavam sem energia desde sábado.
Em nota, a Enel Distribuição Goiás informou que, até a manhã desta segunda (27), já normalizou o fornecimento de energia para 85% dos clientes afetados pelas fortes chuvas registradas em Goiás no final de semana.
Além disso, segundo a companhia, o número de equipes em campo foi dobrado para atuar nas ocorrências com mais agilidade, reconstruindo trechos da rede elétrica que foram destruídos pelos temporais.
Pelo menos sete cidades goianas sofreram com a falta de energia, mas, segundo a companhia, as mais afetadas foram Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Goianira e Bela Vista.
“A distribuidora orienta que os clientes busquem registrar falta de energia por um dos canais digitais: aplicativo da Enel, site, SMS para o número 27949 ou WhatsApp, enviando mensagem para 21 996019608.”, informou.