Nesta terça-feira (10/8), o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), publicou um decreto que reorganiza o Complexo Estadual de Serviços de Saúde de Goiás, insere novas unidades e muda os nomes de hospitais do Estado.
O documento organiza o perfil dos hospitais estaduais, que não se limitam a atender apenas casos de urgência, mas também são referência para cirurgias eletivas.
Com os nomes antigos os hospitais eram identificados como unidades de urgência. Entretanto, com a ampliação dos serviços da rede, esses locais também realizam outros tipos de atendimentos, como cirurgias eletivas ortopédicas, abdominais (vesículas) e ginecológicas de baixa e média complexidade, por exemplo.
Entre as unidades com adequações no nome estão o Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana); Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Heapa); Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso).
A mudança nos nomes de hospitais de Goiás vai traduzir o que o hospital é, diz Ismael Alexandrino
“Essa necessidade de reorganização não se limita somente à mudança de nome, pois várias unidades foram estadualizadas e inauguradas pelo governador Ronaldo Caiado, sendo acrescentados como hospitais do Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. “Essa adequação vai traduzir o que o hospital realmente é”, diz o titular da SES-GO.
O decreto também padroniza o nome das Policlínicas Estaduais e de unidades estadualizadas e acrescentadas à rede pela atual gestão, como os hospitais de Formosa, Itumbiara, Jataí, Luziânia e São Luís de Montes Belos.
De acordo com o titular da SES-GO, com a publicação da portaria que retoma as cirurgias eletivas, as unidades estaduais já podem iniciar os procedimentos. Segundo ele, com os locais assumindo a postura de hospitais estaduais e que não atendem somente urgência, a população consegue identificar melhor o perfil de atendimento oferecido.