Seis prefeitos goianos estão na disputa pela presidência da Associação Goiana dos Municípios (AGM). A formalização das inscrições está marcada para o dia 19 de junho.
A lista de prefeitos que disputam a vaga de presidente da AGM é composta por Carlos Alberto, o Carlão da Fox, de Goianira; Cleiton Melo, de Itauçu; e Wilson Tavares, de Gameleira de Goiás. Esses três prefeitos são filiados ao Democratas, mesmo partido do governador Ronaldo Caiado. Além destes, a lista também conta com Siron Queiroz (Solidariedade), de Turvelândia; Zé Diniz (PP), de Abadiânia; e Débora Domingues (PL), de São João D’Aliança.
O governador de Goiás anunciou que vai apoiar chapa com maior congregação de prefeitos, com isso, a tendência é de afunilamento das candidaturas.
Prefeitos reivindicam eleição para presidência da AGM
Em fevereiro deste ano, um grupo de prefeitos goianos começou a reivindicar eleições para eleger uma nova diretoria para a Associação Goiana dos Municípios (AGM). Eles não concordaram com a continuidade do atual presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende, mais conhecido como Paulinho, à frente da instituição.
O mandato de Paulo Rezende estava previsto para terminar no mês de fevereiro deste ano, mas foi prorrogado por mais um ano, por meio de uma alteração no estatuto da instituição, realizada em janeiro 2020.
Na época, esta alteração foi assinada por apenas dez prefeitos. O prefeito de Gameleira de Goiás afirmou que a AGM precisa ser liderada por um prefeito que esteja à frente de um município goiano. Segundo ele, não é certo ter um ex-prefeito à frente da AGM.
Paulo Rezende é ex-prefeito de Hidrolândia e não concorreu nas últimas eleições porque já estava em seu segundo mandato.
Além de Wilson Tavares, outros prefeitos também reivindicaram uma nova eleição para a presidência da AGM, entre eles os prefeitos Samuel Cotrim, de Vianópolis; Chico Vaca, de Corumbá de Goiás; e Argemiro Rodrigues, de Caiapônia.